A luminosidade que as mechas californianas trazem ao rosto deixa qualquer mulher mais bonita e com uma paixão extra pelas novas madeixas. O problema é quando o efeito não sai como o esperado ou depois de algum tempo tem a cor alterada. Segundo o hairstylist Marcos Proença, não há razão para se preocupar com o fundo alaranjado que pode surgir nos fios descoloridos, pois para cada situação existem maneiras de reverter o processo.
Conheça toda a linha Elseve Longo dos Sonhos
Alguns cabelos naturalmente tendem a alaranjar na hora da coloração
Proença explica que nem sempre o aspecto alaranjado acontece por causa da ação do tempo e pode aparecer já no momento da coloração. "Às vezes o problema vem do tom natural do cabelo e da reação dele ao ser descolorido", conta. Segundo o expert, isso costuma acontecer com quem tem fios escuros e, nesses casos, um bom profissional faz toda a diferença. "O cabeleireiro responsável pela cor precisa ser bem experiente para conseguir alcançar um tom mais frio", revela. Para quem costuma colorir em casa e quer evitar o transtorno, o hairstylist indica que esse potencial quente do cabelo seja explorado com a escolha de uma tinta nessa tonalidade.
Desbotamento e acúmulo de resíduos também podem deixar um fundo laranja
Mulheres que não participam do grupo de fios propensos a alaranjar, mas mesmo assim notam a tonalidade surgir em suas mechas californianas depois de algumas semanas precisam cuidar da manutenção. Para Proença, o problema pode ser causado pelo tempo ou acúmulo dos resíduos e a solução deve ser colocada em prática na hora do banho. "O melhor a fazer nesses casos é aplicar quinzenalmente um shampoo próprio para loiras e grisalhos", ensina o profissional. O produto é fácil de identificar, já que vem sempre nas cores azul ou roxa - tons que têm a finalidade de neutralizar os fundos amarelados e alaranjados.
Use o shampoo para loiras e grisalhos da forma correta
O cabeleireiro ainda lembra que esse tipo de shampoo não é como os outros e precisa ser usado da maneira certa para funcionar: "siga atentamente as instruções de uso", aconselha. No rótulo do produto costuma ser indicado o tempo de ação nas madeixas e, para quem tem as pontas muito claras, ainda há a ressalva de não aplicar o líquido direto nos fios para não transferir a cor para eles - nesses casos o melhor é colocar o produto nas mãos e esfregar antes de passar na cabeça.
Matéria publicada em 25 de fevereiro 2021, por Webedia.