Se você está com alguma mancha branca no corpo, provavelmente já se questionou sobre o que pode ter causado o problema! Esse tipo de manchinha pode significar inúmeras coisas: desde problemas mais simples como sardas, excesso de sol, doenças que necessitam de tratamento urgente ou até o câncer de pele. Leia a matéria e entenda o que pode ser essa despigmentação na sua pele!
1. Excesso de sol
A causa mais comum das manchas brancas na pele, seja do rosto ou do corpo, é o excesso de sol. De repente, você nem se expôs deliberadamente aos raios solares, mais saiu de casa num dia mais quente sem proteção solar e surgiu uma manchinha estranha. Embora, a princípio, não sejam perigosas, estas manchas são bem difíceis de tratar e a prevenção costuma ser o melhor remédio.
2. Micose ou pano branco
A sua mancha branca também pode ser uma micose. O pano branco, por exemplo, é uma micose causada por um fungo que tem predisposição a se instalar em áreas mais oleosas. Ele aparece em momentos de baixa imunidade do organismo, se manifestando em forma de mancha clara.
3. Sardas
Assim como as sardas escuras, também existem as claras. No entanto, este tipo de manchinha é mais comum em quem tem de 40 anos para cima, geralmente pessoas morenas claras e que, durante toda a vida, se expuseram ao sol de forma imprudente ou descuidada. Geralmente, testa, braços, peito e mãos são as regiões mais afetadas.
5. Sintoma parasitológico
Se você já ouviu dizer que vermes também causam manchas brancas, saiba que não é mito: algum desequilíbrio causado pelo alojamento de um parasita no organismo pode causar as marcas na pele. O que acontece é que o corpo não absorve adequadamente as vitaminas e nutrientes recebidos na alimentação, criando manchas claras em algumas regiões da pele.
6. Vitiligo
Outra causa das suas manchas brancas pode ser o vitiligo. Essa doença, cuja causa não é totalmente conhecida, se manifesta em manchas claras e grandes no corpo inteiro, geralmente onde a pele é mais fina e sensível. Pensa-se que possa ser uma alteração genética no sistema imunológico que combate os melanócitos, responsáveis pela produção de melanina.
7. Esclerose Tuberosa
São manchinhas mais claras que existem na pele desde a nascença e que podem se situar em qualquer região do corpo. Embora tenha um nome assustador, esta é a manifestação de mancha clara mais inofensiva possível.
8. Câncer de pele
Sim, a sua manchinha clara também pode virar câncer de pele: é só ficar atenta e verificar se ela tem bordas irregulares e cores e texturas diferentes na mesma região.
Independente do que for, é muito importante você sempre procurar um médico para saber exatamente do que se trata e qual o tratamento adequado para cada tipo de mancha.
Matéria publicada em 29 de março de 2021, por Webedia.