Como o sol aparece por aqui na maior parte do ano, os brasileiros já estão acostumados com a exposição diária aos raios solares. O problema é que, sem a proteção necessária, o resultado desse verão duradouro pode ser o aparecimento e a intensificação de um dos problemas de pele mais temidos pelas mulheres: as rugas. O Beleza Extraordinária falou com duas dermatologistas para saber porque isso acontece e revela táticas de como deixar o rosto lisinho por mais tempo.
Entenda a relação entre se expor ao sol sem proteção e o aparecimento das rugas
O grande problema de tomar sol sem um protetor adequado é que os raios ultravioleta não são bloqueados e atingem em cheio a estrutura da pele: "ao penetrar na pele eles aceleram a degradação das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela elasticidade e sustentação da pele", conta a dermatologista Letícia De Chiara. O resultado de toda essa ação que acontece no rosto é o famoso fotoenvelhecimento: "ele aparece sob a forma de rugas, linhas, manchas, perda de textura e firmeza", conta a especialista que atende na Clínica LeDerme.
O protetor solar adianta para quem já tem rugas?
Usado todos os dias o protetor solar ajuda a evitar que as rugas apareçam, mas quem já tem algumas dessas marquinhas no rosto também não pode descuidar da proteção: "o produto evita o agravamento das rugas já existentes e retarda o surgimento de novas. Se eu tivesse que dar uma única dica para rejuvenescer a pele, sem dúvida eu indicaria o filtro solar. Sem ele, não adianta usar mais nada", revela Letícia De Chiara, mostrando o quanto esse potente produto de beleza ainda é subestimado.
Outros produtos e tratamentos para quem quer evitar e tratar as rugas
Quem já é fiel ao seu protetor solar e quer conhecer outras alternativas para fugir das rugas, vai gostar de saber que as opções são muitas: "existem muitas medicações, dermocosméticos e nutracêuticos no mercado que contêm ativos para prevenir as rugas", diz Jomara Estefaneli, dermatologista que atende no Instituto da Pelle. A profissional também conta que os procedimentos feitos no consultório, como peelings e lasers, também estimulam o colágeno: "como eu digo para minhas pacientes, esses tratamentos nos "congelam" retardando o processo de envelhecimento da pele", brinca.
Para as mulheres que já têm algumas rugas e estão à procura de algo que suavize a aparência dessas linhas, a dermatologista indica: "para as rugas decorrentes do fotoenvelhecimento existem tratamentos como os lasers fracionados do tipo Erbium e CO2", revela.
Matéria publicada em 15 de março de 2021, por Webedia.