Fonte: Estudos L’Oréal Paris x Ipsos, 2021 e 2023
O assédio nas ruas é o principal problema enfrentado por mulheres e meninas no mundo.
O assédio em locais públicos é uma das formas mais comuns de violência de gênero. Cada ato de assédio nas ruas tem um impacto muito maior sobre as mulheres do que se imagina. Ele muda seus comportamentos, abala sua confiança e reduz sua autoestima. Faz com que evitem certos lugares, repensem sua aparência e sintam-se inseguras ao sair sozinhas. Com um impacto significativo na capacidade das mulheres de organizar suas vidas, o assédio pode levar à sua invisibilidade na sociedade:
• 1 em cada 2 mulheres (49%) recusa oportunidades por medo do assédio nas ruas.
• 1 em cada 2 mulheres (41%) deixa de participar de eventos sociais (como ir a restaurantes, bares, festas ou encontros).
• 1 em cada 4 mulheres (24%) recusa oportunidades de trabalho.
• 1 em cada 4 mulheres com menos de 35 anos (23%) recusa oportunidades de estudo em escolas ou universidades.
Por mais de meio século, L’Oréal Paris tem fortalecido as mulheres, ajudando-as a se sentirem mais confiantes e seguras, derrubando barreiras que as impedem de afirmar seu próprio valor. Como o assédio nas ruas vai contra tudo o que L’Oréal Paris defende, a marca lançou em 2020 um programa global para combatê-lo: Stand Up Contra o Assédio nas Ruas. O programa tem dois principais objetivos: conscientizar sobre este problema global e ensinar como reagir ao enfrentar ou testemunhar um caso de assédio.
L’Oréal Paris está comprometida em transformar mentalidades e defender um mundo mais inclusivo, justo e respeitoso, onde as mulheres sejam visíveis, poderosas e protagonistas de suas próprias decisões. Porque nada deve impedir uma mulher de reconhecer seu próprio valor.
Junte-se ao movimento e participe do treinamento do programa Stand Up Contra o Assédio nas Ruas
O programa Stand Up Contra o Assédio nas Ruas foi lançado em 2020 em parceria com a Right To Be, uma organização global líder no combate ao assédio. O treinamento é baseado na metodologia dos 5Ds da Right To Be: cinco ferramentas simples e eficazes para ajudar mulheres e homens a intervirem com segurança ao testemunhar ou vivenciar um caso de assédio nas ruas.
No Brasil, a Ong Cruzando Histórias é a responsável por ministrar os treinamentos que são oferecidos de forma gratuita para clientes e parceiros da L’Oréal e para qualquer pessoa que solicite através do site.
Um movimento global para acabar com o assédio nas ruas
Para construir esse movimento global, o programa leva seu treinamento ao coração das comunidades locais, em parceria com ONGs especializadas no combate à violência de gênero em cada país. Desde o lançamento em 2020, mais de 2,5 milhões de pessoas foram treinadas em 44 países.
Um estudo conduzido por L’Oréal Paris em parceria com a Ipsos, em 2022, comprova o impacto concreto do programa: 97% das pessoas que participaram do treinamento disseram se sentir mais preparadas para reagir diante do assédio nas ruas.
Com o programa Stand Up Contra o Assédio nas Ruas, L’Oréal Paris dá a cada mulher o poder de assumir o controle de sua vida, acreditar em si mesma, ocupar o espaço que lhe pertence na sociedade e fazer a diferença. Porque nada deve impedir uma mulher de reconhecer seu próprio valor.