Que uma espinha interna inflamada é pra lá de inconveniente, ninguém pode negar... mas sabe aquela vontade de de espremê-la do rosto a qualquer custo? Pode não ser a melhor ideia - e, pior, a chance de que isso atrapalhe ainda mais o processo de cicatrização é bem grande!
Mas afinal de contas, o que fazer quando uma acne inflamada aparece? Por que não pode remover o pus? Continue lendo a matéria e tire todas as suas dúvidas sobre o que é e como tratar a espinha interna!
O que é a espinha interna?
As espinhas internas são aquelas que acontecem numa camada mais profunda da pele - por isso não ficam com aquela pontinha branca visível como nas espinhas externas. Justamente por não irem "para fora" do rosto, tudo que se pode ver é o inchaço e vermelhidão na região inflamada.
O que causa: o que faz uma espinha ser interna é o entupimento do poro. O que acontece é que as células mortas e impurezas presas nesse buraquinho bloqueiam a passagem do sebo, formando uma espécie de rolha pelo canal que a secreção deveria sair.
Pode espremer espinha interna? Entenda os riscos de mexer no rosto inflamado
Ao contrário do que muita gente pensa, forçar a saída da espinha interna não vai ajudar na aparência do rosto. Uma vez que essas espinhas não têm abertura para o lado exterior do rosto, o pus não sairá tão facilmente e a força do aperto vai resultar apenas em hematomas na pele.
Além disso, ainda existe o risco de espremer a espinha a ponto de espalhar as bactérias da inflamação pela corrente sanguínea - e isso é bastante arriscado já que a zona T e as bochechas têm conexões com vasos que irrigam o cérebro.
Ou seja, cutucar a espinha interna pode atrasar o processo de cicatrização, piorar a aparência do problema e, de quebra, causar outras infecções ainda mais graves pelo corpo. Melhor não arriscar, né?
Como acalmar a pele e amenizar a espinha no rosto: veja as melhores medidas para eliminar o problema
É bem provável que com o tempo a espinha diminua e suma do rosto sozinha, mas existem algumas maneiras de acelerar o processo e se livrar dessa inflamação. Quer saber quais? As principais são:
- Aplicar uma compressa de gelo na região afetada, por 5 minutinhos para diminuir o inchaço e dor na região;
- Lavar o rosto com sabonete de rosto para pele oleosa, para desobstruir os poros e limpar a pele das impurezas;
- Usar hidratante facial de fórmula leve diariamente, para que a pele não tente compensar o ressecamento produzindo mais oleosidade;
- Apostar na máscara de argila verde, que é específica para acalmar e reequilibrar peles oleosas e acneicas;
- Evitar o uso de maquiagem por alguns dias, para não entupir ainda mais os poros e causar mais problemas;
- Procurar um dermatologista, caso a espinha persista, para cuidar da situação com antibióticos específicos sem manchar a pele.
Saiba qual a rotina de cuidados ideal para a sua pele
Ter uma rotina de skincare é essencial para tratar as espinhas internas do rosto. Para te ajudar a montar a sua rotina de cuidados, L’Oréal Paris apresenta a ferramenta Skin Genus. Através da inteligência artificial, é possível identificar a melhor rotina de cuidados e os produtos ideias para o seu tipo de pele. Faça o teste agora e comece a cuidar da sua pele!