Quando o cabelo está ressecado, é preciso recorrer a uma série de cuidados específicos para que ele fique macio e saudável novamente. Investir em hidratações e nutrições semanais, por exemplo, é uma das medidas mais importantes para que a fibra capilar recupere toda a água e oleosidade natural que acabou perdendo.
E não para por aí: para que o tratamento funcione mais rápido, também vale apostar em outros truques simples que vão fazer toda a diferença no resultado final. Saiba mais sobre todos eles!
Hidratação é a porta de entrada para todos os tratamentos
Quando o cabelo está áspero, opaco e sem movimento, é sinal de que ele está precisando recuperar alguns nutrientes para ficar saudável e macio novamente. A nutrição, que devolve a oleosidade natural do cabelo, é uma das mais importantes nesse caso; mas, antes de apostar nela, é preciso deixar os fios com a hidratação em dia!
O motivo? É que, além de devolver toda a água que foi perdida pela fibra capilar, essa etapa também funciona como uma porta de entrada para todos os outros tratamentos.
Sendo assim, a dica é comprar uma máscara potente e tentar fazer de duas a três hidratações por semana - seja por alguns minutinhos, no banho mesmo, ou de forma mais detalhada, com aplicação mecha a mecha. E vale lembrar que, assim como em qualquer outro tratamento, é importante enluvar bem o cabelo para que o produto penetre com mais facilidade.
Umectação com óleo é tratamento potente para nutrir os cabelos
Após a primeira hidratação, o cabelo já está preparado para começar a receber outros tratamentos, como a nutrição. Para os fios ressecados, essa etapa é uma das mais importantes por devolver os lipídios da fibra capilar - ou seja, sua oleosidade natural - e, consequentemente, ajudar a eliminar o aspecto seco.
Para investir nessa etapa, você pode alternar o uso de máscaras com fórmula rica em óleos - como o creme de tratamento Élseve Óleo Extraordinário, de L'Oréal Paris - com a técnica de umectação.
Quando preferir a segunda opção, vale apostar no Óleo Extraordinário para que os fios sejam nutridos de maneira potente e logo recuperem o brilho que acabaram perdendo com o aspecto ressecado.
Shampoos hidratantes são ideais para higienizar fios ressecados
Por mais que tratamentos como hidratação e nutrição sejam os mais importantes para recuperar o cabelo ressecado, como já falado, eles precisam vir acompanhados de outros truques para que o resultado chegue mais rápido. E um deles já começa na hora da lavagem com a escolha do shampoo!
Em vez de apostar nas versões com agentes de limpeza mais potentes - como o antirresíduos, por exemplo -, prefira os mais suaves. Com eles, na hora de higienizar o couro cabeludo, fica bem mais fácil remover as impurezas sem comprometer a oleosidade natural; e, se desejar, você ainda pode fazer a técnica pré-poo antes para deixar os fios ainda mais protegidos - como explica, detalhadamente, essa matéria aqui!
Lavagem com água fria ajuda a selar as cutículas
Você sabia que a temperatura do chuveiro também pode ser uma boa aliada para combater o ressecamento? Por isso, a dica é deixar a água fria ou morna sempre que for lavar os cabelos!
O motivo é o seguinte: enquanto a quente abre as cutículas da fibra capilar e só tende a piorar o aspecto seco, a gelada/morninha ajuda a selar as cutículas e a aumentar o brilho das madeixas.
Se não quiser tomar todo o banho com o chuveiro em temperatura baixa, tente, ao menos, fazer o último enxague com a água fria. Dessa forma, você já vai perceber uma melhora no cabelo e amenizar os efeitos do ressecamento.
Finalizadores que tratam e modelam são os mais recomendados para eliminar o tratamento
Para completar todos esses cuidados, um bom truque é escolher um finalizador que continue tratando os cabelos ao longo do dia. Dessa forma, além de modelar os fios, você também vai conseguir reparar a fibra capilar e contar com mais um aliado para deixar as cutículas bem seladas e livres do ressecamento.
Matéria publicada em 5 de Março de 2021, por Webedia.