Você sabe o que é umectação capilar? Ideal para tratar das pontas ressecadas, o tratamento consiste em aplicar óleo em todo o cabelo para nutrir os fios e impedir o aparecimento de frizz e pontas duplas. Apesar de ser mais comum entre cacheadas e crespas, o cuidado também pode trazer muitos benefícios para as donas de fios lisos que sofrem com o ressecamento - desde que seja retirada da maneira correta para impedir o aspecto oleoso. Confira mais detalhes!
Umectação é ideal para tratar as pontas ressecadas e prevenir a quebra
Quando o cabelo está muito ressecado, recorrer apenas à hidratação pode não resolver o problema. Para combater ressecamento, porosidade e ajudar no fortalecimento dos fios, a técnica de umectação capilar - usada pelas indianas há muitos anos para tratar as madeixas - é a mais indicada por contar com os benefícios do óleo para promover um tratamento mais profundo.
Por servir como um complemento à oleosidade natural do cabelo, o procedimento de usar o óleo sozinho, sem o acréscimo de cremes, tem o benefício de combater o ressecamento de uma forma mais eficaz e, assim, diminuir o aparecimento de frizz. Além disso, segundo a dermatologista Katleen da Cruz Conceição, ele ainda conta com a vantagem de prevenir a quebra dos fios: "a umectação capilar é importante para repor nutrientes, devolver a hidratação e deixar o cabelo menos propenso à quebra", explica.
Óleo deve ser aplicado enluvando mecha por mecha
Agora que você já sabe os benefícios da umectação, é hora de aprender como fazer o procedimento nas madeixas. A primeira informação importante é que, diferentemente da hidratação, ela pode ser feita com o cabelo sujo por não precisar que as cutículas estejam abertas para penetrar na fibra capilar - o que permite testar a técnica das duas maneiras diferentes para ver a que garante melhor resultado nos seus fios.
Na hora de aplicação, a dica é dividir o cabelo em seções para facilitar que o óleo penetre em todas as mechas e, depois, aplicá-lo da raiz às pontas enluvando cada uma delas com cuidado. Depois disso, é só deixar o produto agindo por, no mínimo, duas horas antes de retirá-lo na lavagem final.
Método UCPE é ideal para tirar o óleo do cabelo
Uma das maiores dúvidas na hora de fazer a técnica é sobre a retirada do produto do cabelo. Como o óleo penetra nos fios e não sai com facilidade, é comum ter a impressão de que eles ficarão pesados e extremamente oleosos, mas existe uma técnica conhecida como UCPE - sigla de umectar, condicionar, pausar e esperar - que garante que isso não aconteça ao final do procedimento.
Para fazê-la, é simples: na hora de retirar o óleo, pegue um condicionador de textura leve e aplique-o generosamente em todas as mechas do cabelo; feito isso, deixe-o agindo de 20 a 30 minutos e, no final, enxague com bastante água. Usar o shampoo não é proibido, mas recorrer a esse método é a medida mais indicada por facilitar a retirada da umectação - já que o óleo sai junto com o condicionador - e, ainda, ajudar a conversar o brilho e o aspecto sedoso que é comum aos tratamentos com o produto.
Matéria publicada em 23 de Março de 2021, por Webedia.