Você está acostumada a pintar o cabelo sozinha, mas às vezes bate uma dúvida sobre o tempo ideal do retoque dos fios? O hairstylist Alê Crema esclareceu que tudo depende do ritmo de crescimento das suas madeixas, falou sobre os riscos de colorir os fios em um intervalo curto de tempo e ainda apontou quais são os cuidados ideais a ter na pré e pós coloração. Confira a entrevista completa!
Saiba qual a cor que combina com o seu estilo
Saiba qual é o intervalo ideal entre colorações
Em entrevista, Alê Crema explicou que o tempo de retoque das colorações permanentes - como Imédia Excellence - depende do ritmo de crescimento da raiz. No entanto, o recomendado é entre 15 a 45 dias.
"Muitas mulheres que têm o crescimento constante de fios brancos, por exemplo, colorem de 15 em 15 dias. Geralmente o retoque da coloração acontece de 25 em 25 dias, que é um tempo médio em que o crescimento dos fios novos se torna mais evidente no visual. No entanto, quem adota estilos como o ombré hair ou a raiz esfumada, em que é feito um degradê entre a cor da raiz e do comprimento, pode só colorir de 45 em 45 dias, já que não se nota tanto a diferença. Tudo gira em torno do crescimento da raiz", destacou Alê Crema.
Veja quais são os riscos de colorir o cabelo em um intervalo de tempo muito curto
Uma dúvida comum de quem colore constantemente os fios é sobre os riscos dessa prática em um intervalo de tempo muito curto. Alê Crema esclareceu que os maiores danos estão ligados ao ressecamento e à porosidade. "Há quem acredite que o maior risco de pintar o cabelo em um tempo muito curto entre colorações é de os fios quebrarem. Contudo, em 20 anos de profissão, nunca vi cabelos quebrados por excesso de coloração. O que pode quebrar de fato os fios é o excesso de descolorantes ou combinar procedimentos químicos como relaxamento e progressiva com coloração em um mesmo dia", explicou Alê.
O profissional ainda alertou para o perigo de mudar de ideia do dia seguinte ao procedimento. "No entanto, o risco, de por exemplo, pintar o cabelo em um dia, não gostar da cor e optar pela coloração antiga no dia posterior é de as madeixas ficarem ressecadas e porosas pelo excesso de pigmentos de coloração em um intervalo curto no couro cabeludo", explicou Crema.
Confira quais são os melhores cuidados com o cabelo antes e depois da coloração
Os cuidados na pré-coloração, segundo Alê Crema, são os mesmos utilizados em qualquer química, como fazer hidratação, cauterização e plástica dos fios para que as madeixas se mantenham saudáveis e bonitas.
Porém, o cabeleireiro destacou que os cuidados pós-coloração são muito importantes para manter a cor dos fios em dia: "Recomendo usar uma linha de tratamento completa com shampoo, condicionador e máscara de tratamento específica para a cor do seu cabelo, pois mesmo pintando os fios com uma excelente coloração, se as madeixas não tiverem uma manutenção adequada à sua cor, elas podem ficar opacas e o tom desbotar mais rápido", finalizou Alê.
Matéria publicada em 27 de abril 2021, por Webedia.