Umectação capilar é tratamento intensivo para fios ressecados
Um dos cuidados mais indicados para quem está com o cabelo ressecado é investir na umectação capilar. Essa técnica, usada pelas indianas há muitos anos, conta com os benefícios do óleo para devolver o brilho e eliminar o ressecamento das madeixas, nutrindo os fios e deixando-os menos propensos à quebra.
Para fazer a umectação, basta dividir o cabelo em seções e aplicar um óleo capilar da raiz às pontas, sem esquecer de massagear o couro cabeludo para estimular o crescimento. Nos casos de ressecamento excessivo, a dica é fazer o tratamento semanalmente e, de preferência, apostar na versão noturna para que o produto fique agindo nas madeixas por toda a noite.
Invista em hidratações profundas
Além da umectação, o cabelo também precisa de hidratação para que recupere toda a água que acabou perdendo e fique com um aspecto saudável novamente. As hidratações feitas no banho já atendem a amenizar o ressecamento e tratar os fios, mas é importante fazer o processo mais detalhado uma vez na semana ou, pelo menos, a cada 15 dias.
Neste tipo de hidratação, é importante aplicar o produto mecha por mecha, enluvando bem da raiz às pontas para garantir sua penetração. Além disso, para potencializar máscaras de fórmulas mais simples, outra dica é complementar o produto com ingredientes extras - como óleos ou ampolas, por exemplo.
Faça 'pré-poo' antes de aplicar o shampoo
O pré-poo ou pré-lavagem é uma técnica utilizada para impedir que o shampoo acabe retirando a oleosidade natural do cabelo na hora de eliminar as impurezas. Para os fios que já estão ressecados, ele é um truque de ouro para lavar os fios sem precisar se preocupar com as consequências dos componentes higienizantes que fazem parte do produto.
Para fazer o procedimento, é muito simples: aplique condicionador, óleo ou creme de pentear nos cabelos levemente úmidos e deixe o produto escolhido agindo no fio por três minutos antes de aplicar o shampoo - que, vale lembrar, deve ser usado apenas na raiz.
Lave os fios com água fria
Não são apenas os tratamentos específicos que ajudam a eliminar o aspecto ressecado do cabelo: os cuidados também devem estar presentes na hora da lavagem!
O principal deles é em relação à temperatura do chuveiro. Por mais que um banho quente seja agradável para o corpo, essa prática deve ser evitada para que o ressecamento dos fios não acabe piorando. Sendo assim, a melhor opção é apostar na água fria - durante todo o banho ou, pelo menos, no último enxague - para fechar as cutículas da fibra capilar e garantir um aspecto mais brilhoso.
Prefira condicionadores e cremes de pentear com fórmula bem hidratante
Na hora da lavagem dos fios ressecados, além do enxague com água fria, outro detalhe que faz toda a diferença é em relação à escolha do condicionador. Para garantir uma aparência mais macia e amenizar o ressecamento, prefira os produtos que tenham componentes mais hidratantes na fórmula - como a manteiga de babaçu, a glicerina e o colágeno, por exemplo.
E o mesmo vale para o creme de pentear: depois de selar as cutículas com água fria e condicionador, é indispensável usar um produto finalizador que ajude a deixar o cabelo mais emoliente e com aspecto tratado no dia a dia.
Use óleos capilares na finalização
O óleo capilar não serve apenas para turbinar máscaras e fazer a umectação: ele também pode ser usado para diminuir o frizz e disfarçar as pontas ressecadas na hora da finalização! Se o seu cabelo for cacheado ou crespo, dá para usar o produto como um extra para o creme de pentear; mas, se ele for liso ou levemente ondulado, o ideal é escolher apenas um dos finalizadores para evitar o aspecto pesado ou aplicar apenas um pouco de óleo nas pontinhas mais prejudicadas.
Matéria publicada em 11 de Janeiro de 2021, por Webedia.