Pintar o cabelo em casa é a opção de muitas mulheres que não têm tempo para ir até o salão de beleza todo mês. Além da bagunça que o processo pode causar, uma preocupação de quem opta por este método é o dano que a tintura irá causar aos fios. Para alívio das moças adeptas a colorir os cabelos em casa, é possível encontrar produtos pré-coloração, que protegem o cabelo de químicas agressivas, com a mesma facilidade que se compra um tonalizante.
A pré-coloração protege os fios durante a ação da tinta
A proteção pré-coloração é aplicada antes da coloração para preparar os fios danificados e protegê-los para a nova tintura, tratando durante o procedimento. Uma das opções de proteção é o serum, que forma uma capa sobre a fibra capilar e proporciona mais brilho aos cabelos após a coloração, seja ela por tonalizante ou tinta permanente.
A jornalista Izabella Soares conta que prefere usar o serum porque nota a diferença logo após tingir os cabelos: "já usei tintas que tinham pré-coloração e outras que não. O produto é bom porque dá outra textura aos cabelos, eles ficam mais brilhosos. Dá pra perceber isso assim que enxáguo os fios", contou.
Truque pré-coloração para a pele
Além dos cabelos, outra parte do corpo precisa de cuidado pré-coloração: a pele. Essa região precisa de proteção para as possíveis manchas do processo de coloração que pode ser feita com produtos de proteção ou com hidratantes corporais.
Para se aventurar com esse truque, espalhe um pouco de creme na testa, orelhas e nuca antes de começar a pintar. O hidratante irá evitar que a pele entre em contato com a mistura, dificultando o aparecimento de manchas. Porém, como algumas tintas têm mais pigmentos que outras, a dica é investir em removedores para as manchas mais trabalhosas.