Pintar o cabelo é uma vaidade que exige paciência e cuidados especiais. Quando a raiz começa a aparecer, a vontade de retocá-la é quase imediata. Quem dita esse intervalo é o ritmo de crescimento do cabelo, que varia entre um e 1,5 cm ao mês, e o aparecimento dos fios brancos. Branca di Lorenzo - colorista que já conquistou famosas - explica como funciona o intervalo: "há mulheres que possuem muito cabelo branco nas têmporas e, por isso, fazem de 15 em 15 dias. As que têm em menor quantidade podem fazer de 20 em 20 de acordo com o aparecimento de fios brancos".
Por qual parte da cabeça deve-se começar?
Branca di Lorenzo aconselha começar pela frente: "o ideal é iniciar por onde tem mais de 50% de cabelos brancos, o que normalmente é na parte da frente e, depois partir para as têmporas, que são as regiões que mais concentram brancos". Como esses fios não têm pigmentos, a coloração demora mais a tingi-los e por isso é necessário deixar a tinta agir por 30 ou 40 minutos. Já as mechas da nuca são coloridas por último.
É importante ressaltar que a tinta do retoque precisa ser exatamente do mesmo tom do resto do cabelo. Porém, se a quantidade de fios brancos for muito grande, vale usar 50% da cor base nos cabelos e "puxar" reflexos dourados ou acinzentados para disfarçar o aparecimento de novos brancos.
Se sobrar tinta e toda a raiz já estiver preenchida, vale aproveitar o restante da coloração nos fios do comprimento que podem estar desbotados. Faça uma emulsão do resquício da tinta, shampoo e água e aplique nos cabelos. O resultado são fios brilhosos. Se o cabelo possuir luzes, esse processo não é indicado, pois apagará os reflexos em vez de dar brilho e destacar a cor.
Matéria publicada em 29 de Janeiro de 2021, por Webedia.