Quando a ideia é mudar a cor do cabelo, existem mais questões envolvidas do que só comprar uma tinta na farmácia ou perfumaria. Como diz o mantra de todo cabeleireiro, "tinta não clareia tinta" e, portanto, é importante adotar um processo que retire os pigmentos do cabelo corretamente, sem deixá-los manchados.
Escolha o melhor tom de cor para o seu estilo de corte!
O que é decapagem?
A decapagem é o processo ideal porque retira os pigmentos artificiais do cabelo, presentes em tinturas permanentes, tonalizantes ou henna e prepara o fio para a próxima coloração. Alguns pigmentos, como os ruivos e pretos, têm mais dificuldade de sair do cabelo e por isso, precisam de mais sessões para não manchar os fios. A técnica é parecida com a descoloração, mas é mais focada na remoção da tintura da fibra capilar em vez de deixar o cabelo mais claro, quase branco.
Branca di Lorenzo, a colorista das famosas, explica que a técnica deve ser adotada principalmente por quem tem cabelos muito escuros ou até pretos : "a decapagem serve para tirar o excesso de pigmentos escuros do cabelo para outra coloração. Cabelos loiros não precisam do processo, porque já têm poucos pigmentos", disse.
A técnica não é compatível com alisamentos
Como toda química, o processo é agressivo e não deve ser feito em casa porque precisa de um profissional qualificado que entenda como o produto irá agir nos seus fios. Se os cabelos estiverem ressecados e porosos, hidrate-os antes de encarar a técnica para não correr o risco de que eles não resistam ao procedimento.
Mesmo com os cabelos tratados, faça um teste de mecha, já que fios sensíveis não suportam o processo da decapagem. Branca di Lorenzo explica que a técnica também não é compatível com alguns tipos de química, como alisamento e relaxamento: "são químicas muito agressivas no cabelo e, junto à decapagem, podem enfraquecer e até mesmo quebrar os fios".
Cuide do cabelo depois do procedimento
A decapagem é feita com uma mistura de água oxigenada e um pó semelhante ao descolorante, mas específico para este fim. O procedimento abre as escamas dos fios e permite a perda de pigmentos, proteínas e água, deixando-os desidratados, frágeis e quebradiços. Para cuidar, invista em hidratações poderosas que fecham essas cutículas capilares e recuperam os fios.
Matéria publicada em 28 de janeiro 2021, por Webedia.