Na hora de usar roupas que mostrem um pouco do colo, um problema logo se torna visível: os cravos e espinhas no peito. Essas lesões comuns em mulheres de todas as idades causam bastante incômodo no dia a dia, mas podem ser tratadas com passos simples, como uma boa alimentação e uso de produtos específicos na região afetada - assim como o passo a passo feito no tratamento para as espinhas no rosto.
Já que esconder as feridinhas está longe de ser a única solução, saiba por que isso acontece e quais são os cuidados para se livrar da acne no peito da maneira certa!
Espinhas no colo podem ter relação com hábitos diários ou influência genética
Tão incômoda quanto as espinhas que surgem no rosto, a acne no colo, costas e ombros, em geral, acontecem nas regiões do corpo que apresentam maior concentração de glândulas sebáceas. Além dos motivos mais comuns, como problemas hormonais e fatores hereditários, elas são quase sempre desencadeadas por motivos como:
Estresse: sabe quando você está preocupada com algo específico e, com o tempo, a pele começa a apresentar diversos pontos de inflamação? Não é coincidência! O estresse é capaz de afetar a produção de oleosidade e estimular cravos e espinhas.
Alimentação: quando se fala em problemas de acne na pele do rosto ou do corpo, os hábitos alimentares também têm papel muito importante! Infelizmente, alimentos ricos em gordura e açúcar, são os maiores vilões.
Suor: se o suor se mistura com o óleo natural produzido pelo organismo e a sujeira presente na pele, não tem jeito: os poros podem se entupir e provocar as inflamações no peito.
Trate o problema com a ajuda de alguns cuidados na rotina e produtos específicos
Se a ideia é manter os poros limpos e livres da sujeira e do óleo, é preciso inserir certos hábitos ao dia a dia. De início, a melhor forma de se livrar das espinhas no colo é procurar a ajuda de um especialista: é ele quem vai avaliar a gravidade da situação e explicar quais devem ser os produtos adequados para limpeza da pele do corpo - geralmente a base de ácido salicílico ou peróxido de benzoílo. Mas, enquanto a visita ao dermatologista não acontece, algumas dicas são valiosas:
1- Invista em limpezas de pele e esfoliações uma vez por semana para retirar as células mortas da região e controlar a produção de óleo das glândulas;
2- Use sabonetes e cremes antibacterianos que protejam o corpo do excesso de oleosidade. Além disso, o uso da água micelar também ajuda a eliminar as impurezas da pele;
3- Enxague as costas e o colo após lavar os cabelos com condicionador e creme, assim, os resquícios dos produtos usados nos fios não ficarão presos nas áreas afetadas, prejudicando os poros;
4- Cuide da sua alimentação - evitando frituras e doces - e lembre-se de beber água com frequência. Ela será responsável por desintoxicar o organismo e hidratar toda a pele;
5- Nada de estourar as espinhas ou espremer os cravos no peito! Assim como no rosto, esse hábito pode agravar o quadro de acne e aumentar a inflamação na região;
6- Invista na proteção solar sem medo para que as espinhas não deixem manchas no colo. De quebra, você vai estar se protegendo do envelhecimento precoce e da exposição excessiva aos raios ultravioleta.
Como montar uma rotina de cuidados com a pele?
Para cuidar da acne na pele é essencial montar uma rotina de skincare. Mas, se você não sabe por onde começar, faça o teste na ferramenta Skin Genius. L’Oréal Paris apresenta essa nova funcionalidade que identifica os pontos de atenção da sua pele e te ajuda a montar uma rotina de skincare com os produtos ideias para o seu tipo de pele. Teste agora!