Segundo uma pesquisa feita pela L'Oréal, 80% das brasileiras tingem os fios, sendo que 41% delas fazem a aplicação em casa por conta da significativa diferença de preço entre comprar uma tinta no supermercado e aplicá-la sozinha e o custo cobrado nos salões de beleza. A praticidade e a economia do "faça você mesma", não só de dinheiro como de tempo, são atrativos para mulheres modernas e os kits que acompanham as caixinha de tinta facilitam ainda mais este processo. Além do tubo de coloração e o frasco de creme revelador nas doses exatas para serem misturados, também complementam o pacote de tintura o pente aplicador, luvas de plástico ou silicone, sérum pré-coloração e sachê de tratamento para aumentar a durabilidade da cor.
Aprenda a separar mechas para tingir
Os fios devem estar úmidos e desembaraçados. Com o pente, divida os cabelos ao meio e faça dois rabos de cavalo, um de cada lado. Divida-os novamente em duas partes de forma que todo o cabelo ficará separado em cruz, com quatro partes iguais: duas na frente e duas atrás.
Em cada uma das quatro partes, separe várias mechinhas de cabelo com cerca de 2 cm de espessura e prenda-as com grampos largos usados em salões. Com um pincel largo, aplique a tinta nas mechas da região da franja para trás, começando pela raiz e descendo até as pontas.
Quando todas as mechas estiverem "lambuzadas", faça uma massagem com as mãos para espalhar o produto. Espere o tempo de pausa indicado pelo fabricante na embalagem que, em geral, é de 40 minutos para coloração e 20 minutos para tonalizantes ou tinturas sem amônia.
Organização em primeiro lugar
Para tingir o cabelo sem fazer sujeira no banheiro nem errar o tom é preciso organização. Separar todo o material que será usado antes de começar é o primeiro ponto. Depois, coloque uma toalha nos ombros e cubra a pia do banheiro com plástico.
Utilize um hidratante corporal no contorno do cabelo para não manchar a pele com a tintura e não esqueça das luvas plásticas para não manchar as mãos e esmalte das unhas.
Matéria publicada em 13 de Abril de 2021, por Webedia.