Depois do sucesso das mechas californianas e do ombré hair, uma nova tendência em luzes promete conquistar as mulheres: as splashlights, que reproduzem um facho de luz invadindo os cabelos. A técnica é criada a partir de uma mecha clara que atravessa os fios horizontalmente, de orelha a orelha, e deixa um rastro de iluminação. O efeito pode ser bem intenso ou mais suave, dependendo do estilo pessoal de cada uma.
Cantora lançou tendência, que já foi adotada por outras famosas
A precursora da tendência é a cantora Caroline Polachek, que usa as splashlights de uma forma bem literal. A ideia da coloração surgiu de sua hairstylist, Aura Friedman, que contou em entrevista à revista Allure que sua intenção foi criar o efeito de um raio laser atingindo apenas uma área dos cabelos. Ao tingir os fios de maneira tão inovadora, a vocalista do grupo "Chairlift" se tornou uma inspiração para que outras mulheres também adotassem a técnica.
Jessica Biel, uma das primeiras celebridades a apostar no ombré hair, também foi pioneira ao investir nas splashlights. A atriz criou uma versão mais suave e discreta da tendência, mas se distanciou de seu visual anterior ao deixar as luzes bem marcadas ao redor de seu rosto. Já Kim Kardashian mostrou que a técnica também pode ser usada por morenas, ao apostar em mechas amendoadas sobre seus cabelos castanhos.
Técnica é versátil e exige poucos retoques
Para um visual mais divertido, vale apostar em splashlights em tons pastel, como a modelo Poppy Delevingne e suas mechas cor de rosa. Assim como as californianas coloridas, a nova tendência também permite brincar com tonalidades fantasia. O truque, segundo Aura Friedman, é criar as áreas coloridas sem que a aparência pareça artificial demais, deixando as raízes mais escuras e as pontas mais claras, independente das cores a serem usadas.
As splashlights não exigem tantos retoques, visto que não evidenciam o crescimento das madeixas. No entanto, sem manutenção, as luzes vão se aproximando das pontas dos fios, em um look parecido com mechas californianas, até eventualmente serem cortadas. Mas, se a intenção é manter o visual, é necessário escurecer a parte de baixo da mecha e clarear alguns centímetros acima das pontas, de forma a deixar a faixa horizontal na altura desejada.