Há mulheres que sonham com madeixas ruivas, mas para algumas outras os fios vermelhos são sinônimo de dor de cabeça. Isto porque cabelos coloridos de castanho costumam avermelhar quando desbotam, deixando o visual com um ar desleixado. Para consertar o problema e evitar que ele aconteça de novo, siga as dicas de experts da coloração.
Por que cabelos castanhos ficam avermelhados quando desbotam?
A razão para os cabelos castanhos ficarem avermelhados quando desbotam está no fundo que as tintas castanhas carregam: "quando cabelos tingidos dessa cor desbotam, surgem os matizes avermelhados que, na verdade, compõem o fundo de clareamento do próprio tom", revelou o cabeleireiro Sylvio Rezende à revista Cabelos & Cia.
Previna e cuide continuamente para os fios não avermelharem
Para prevenir que isso aconteça, o colorista Alex Silva revela um segredo profissional: "adicionar pigmentos acinzentados na mistura da coloração vai neutralizar o castanho e impedir que os fios fiquem avermelhados com o tempo", conta. Outro segredo está em reforçar a cor com tonalizantes a cada 15 dias - como esse tipo de coloração é superficial, não há perigo de danos ao cabelo.
Um detalhe para o qual muitas mulheres com madeixas coloridas não atentam são os shampoos específicos para cabelos coloridos. Segundo Alex, essa é a chave para quem quer manter a cor em dia, evitando que fatores externos como água e cloro levem a tinta embora: "essas linhas de produtos ajudam não só contra o avermelhamento dos castanhos, mas também contra o amarelamento dos loiros e na redução do aspecto apagado", diz o colorista.
Tratar a estrutura do fio é fundamental para quem tinge o cabelo
O especialista Sylvio Rezende lembra ainda em sua entrevista que tratamentos para devolver água e proteínas para os cabelos são fundamentais para quem usa madeixas tingidas. Hidratações e cauterizações repõem os nutrientes que o fio perde na hora da coloração e ajudam a manter o cabelo saudável por mais tempo.
Matéria publicada em 3 de Fevereiro de 2021, por Webedia.