Pintou o cabelo e o resultado não foi o esperado? Colorir os fios em casa vai além de escolher uma tintura. É importante avaliar o tom ideal para o seu cabelo e saber se o produto é compatível com outras possíveis químicas já aplicadas. Algumas dicas, no entanto, podem ajudar a corrigir ou pelo menos aliviar os danos, livrando os fios dos tons amarelados, alaranjados e até esverdeados. Para o colorista Jonas Santos, o primeiro procedimento quando a coloração dá errado é procurar um profissional para tentar neutralizar o problema.
Corrija os tons amarelados seguindo a lógica do círculo cromático
O cabelo tem um pigmento natural, que é chamado de fundo de clareamento, que deve ser neutralizado no momento da coloração. Quando isso não acontece, os fios acabam ficando amarelados. Para consertar o erro, basta seguir a lógica do círculo cromático, na qual as cores complementares se neutralizam. Desta forma, aplique um tonalizante violeta ou acinzentado para aliviar o tom. "Os xampus desamaleradores servem apenas como prevenção, para evitar que os fios fiquem amarelados. Não vai adiantar passar se o cabelo já estiver com o tom", explicou o colorista.
Conserte o tom alaranjado com uma nova coloração
Muitas vezes ao pintar os fios de vermelho os fios podem acabar ficando com um tom alaranjado. Provavelmente a coloração de base aplicada foi clara demais. "A solução é parecida com a do cabelo amarelado. Vale clarear mais os fios ou apostar em mechas", afirma o especialista.
Cabelos esverdeados são amenizados com tons quentes
Os tons esverdeados são problemas comuns em pessoas com o cabelo com reflexos acinzentados. Para amenizar o erro, vale apostar em tonalizantes com tons quentes, como vermelho e dourado.
Química pode deixar o couro cabeludo irritado
Antes de aplicar qualquer tipo de química no cabelo é importante testar se o produto poderá causar algum tipo de alergia. "O teste é feito em uma mecha da nuca, onde a tintura é aplicada. Normalmente, é possível ver se terá alguma reação na hora", ensina Jonas Santos. Mas se o couro cabeludo já estiver irritado, o primeiro passo é suspender imediatamente o uso da coloração. Para uma limpeza mais profunda, vale apostar no xampu anti-resíduos. É importante procurar um dermatologista para evitar que a alergia se agrave.
Matéria publicada em 08 de abril 2021, por Webedia.