Os cabelos ruivos são vibrantes, têm uma cor forte e destacam o visual de quem é original de fábrica ou adotou a tonalidade no coração. Apesar de chamar atenção, os fios vermelhos têm tudo a ver com roupas de cores mais intensas, principalmente o verde, mas você sabe o porquê?
A resposta está no círculo cromático, um disco de cores que mostra tonalidades diferentes e funciona para encontrar uma combinação harmônica entre elas, analisando a cor escolhida e seu oposto direto. Essa "mistura perfeita" ganha o nome de "cores complementares" e, se levarmos em conta as "complementares de divisão", ou seja, os tons vizinhos às cores diretamente opostas, temos três gamas de cores que podem fazer a diferença no visual.
Combinação perfeita entre cabelo e roupa garante brilho e beleza no visual
Mesmo com a diferença entre os tons de ruivo que, dependendo do reflexo, podem ser cobre, vermelho ou rosado, o "contraste perfeito" das acobreadas no círculo cromático são as tonalidades verdes e azuis esverdeadas. A vantagem de entender essas combinações é que, ao usar uma cor complementar, o resultado será uma pele mais iluminada, com cara de "saudável", além de mais destaque para os cabelos - um truque certeiro que não é exclusividade só das ruivas.
Apesar de não levar tão ao "pé da letra" a teoria das cores, o visagista Philip Hallawell explica que o segredo do verde nas moças de madeixas vermelhas é a neutralização de tons: "o ruivo natural tem um fundo vermelho quente, é puxado para o cobre. Ela precisa de cores neutralizadas para criar estilo harmônico. Por exemplo, verde floresta tem um pouco de cobre na sua criação, o que neutraliza a intensidade do contraste e ilumina", explicou o profissional.
A Magia do verde nas estrelas de Hollywood
Com o destaque que a cor dá as ruivas, o verde virou sensação entre as mulheres de cabelo vermelho, naturais ou não, de Hollywood. Entre as atrizes que não abrem mão da tonalidade estão Julianne Moore e Jessica Chastain, que destacam seus fios ruivos naturais com vestidos desta cor nos tapetes vermelhos. E quem pensa que a tonalidade é exclusiva para as moças branquinhas, se engana: a atriz Viola Davis é um exemplo de que a pele negra também combina com os fios acobreados.
Matéria publicada em 13 de Abril de 2021, por Webedia.