As mulheres adoram mudar o visual e não abrem mão de apostar sempre em novas transformações capilares. No entanto, alguns processos químicos podem modificar a estrutura dos fios, deixando-os mais frágeis. Por isso, é necessário ter cautela ao realizar um segundo procedimento em cabelos que já receberam algum tipo de química anteriormente. Saiba como torná-los compatíveis.
Tonalizante sem amônia é a melhor opção para cabelos quimicamente tratados
O tipo de tratamento químico que mais agride os cabelos é o alisamento, pois o processo altera a forma original da fibra capilar e causa a desidratação. Porém, quem tem as madeixas alisadas não precisa abrir mão de colorir os fios. O ideal é investir em produtos semipermanentes, como os tonalizantes, já que este tipo de fórmula, que não contém amônia, não é tão agressiva para os cabelos como a tintura permanente.
Como a indústria de cosméticos está sempre em busca de novas tecnologias para suprir a demanda do mercado, já é possível encontrar tonalizantes que tratem os cabelos ao mesmo tempo em que colorem. Uma boa opção é apostar em fórmulas que contêm geleia real, que possui uma concentração excepcional de nutrientes essenciais para recuperar a elasticidade, o balanço e a textura dos fios.
Coloração enriquecida com tratamento ativo devolve nutrientes aos fios
Nos cabelos ressecados por processos químicos, o tonalizante enriquecido com geleia real funciona como um tratamento de reconstrução da fibra capilar por devolver aos fios as vitaminas e óleos perdidos durante o procedimento anterior, o que ainda ajuda a intensificar o tom e o brilho da coloração. Além disso, também é importante deixar a aplicação do tonalizante para a última etapa, já que alguns processos químicos podem desbotar a cor.
A melhor forma de garantir que os cabelos quimicamente tratados podem suportar uma nova coloração é fazendo o teste de mecha. O procedimento é indicado para determinar as condições do fio para receber a química. Para realizá-lo, aplique o tonalizante em toda a extensão de uma mecha próxima à nuca de acordo com as recomendações do fabricante. Se os fios permancerem com textura e aparência boas, o uso da coloração está liberado.