Quem tem a pele oleosa e com tendência à acne sempre fica na dúvida quanto ao uso do protetor solar. O item é produto indispensável nos cuidados com a pele porque, além de prevenir o câncer de pele, ele também protege o rosto e o corpo do envelhecimento precoce - ou seja, daquelas rugas, linhas de expressão e manchas que podem surgir ao longo do tempo. Mas, e no caso das espinhas? O filtro também ajuda a prevenir ou a diminuir as inflamações? Descubra com os detalhes abaixo!
Filtro previne a pele de acne solar no rosto e no corpo
Se a sua pele não é oleosa ou você começou a ter espinhas na fase adulta, saiba que um dos motivos pode ser a exposição desprotegida do sol, que causa a acne solar. Os raios solares aumentam a produção de sebo e provocam queimaduras, que deixam os poros da pele inchados. Com isso, o sebo fica retido, resultando em inflamações, como as espinhas. É por isso que o protetor solar pode diminuir o aparecimento das acnes, tanto no rosto quanto no corpo, porque a acne solar pode aparecer nessas áreas: face, pescoço, colo, ombros e costas. Para quem já sofre com esse tipo de espinha, a boa notícia é que as inflamações melhoram gradativamente com o uso do protetor.
Acnes também podem diminuir com a ajuda de filtro solar com cor
Além da oleosidade em excesso, a acne da fase adulta também pode ser formada por outros motivos, como uso de muita maquiagem e produtos que não são retirados da maneira correta e acabam entupindo os poros. Nesse caso, além de caprichar na limpeza diária com sabonete e demaquilante, como a água micelar, uma dica que pode diminuir as espinhas é usar um protetor solar com cor. O item vai diminuir a quantidade de produto aplicada no rosto e no pescoço, como a base de maquiagem. Com menos produtos, a pele fica mais leve e consegue "respirar" mais fácil, o que diminui o entupimento dos poros.
Como escolher o melhor filtro solar para o rosto e para o corpo?
Agora que você já sabe que o filtro solar é indispensável todos os dias, até mesmo fora da praia e da piscina, como escolher o melhor tipo? Com tantas variações no mercado de beleza, a dica para quem tem tendência à acne é buscar por fórmulas "oil free", que não agravam o problema da oleosidade e protegem a pele, tanto do rosto quanto do corpo, de queimaduras. Essas fórmulas, também conhecidas como "toque limpo", são mais leves e podem ser em gel-creme, que têm rápida absorção e não causam entupimento dos poros como pode acontecer com fórmulas cremosas.
Quanto ao pigmento do protetor solar com cor para o rosto, a tonalidade costuma ser única, porque se adapta a cada tom de pele. Já os produtos em spray também têm toque seco e não possuem óleo em sua fórmula, e estão liberados para o restante do corpo.
Matéria publicada em 14 de julho 2021, por Webedia.