Com as altas temperaturas do verão e a incidência solar mais forte, o uso do filtro solar se torna ainda mais indispensável. As mulheres mais vaidosas, porém, não abrem mão da pele com uma cobertura uniforme e lisinha nem mesmo durante um dia de praia ou piscina. Por isso, o protetor solar com cor ganha um espaço especial na nécessaire da temporada. Mas será que o produtinho com coloração tem a mesma eficácio do que o sem? A dermatologista Apolonia Sales tira as dúvidas.
Protetor solar com ou sem cor? Entenda as diferenças
Se existe uma etapa da rotina que não pode ser dispensada, principalmente durante o dia, é a aplicação do filtro solar. Mas além de proteger a pele dos efeitos nocivos da radiação solar, o produtinho pode se tornar um aliado e tanto da maquiagem. Segundo a dermatologista Apolonia Sales, o filtro solar com cor pode sim substituir o tradicional, deixando o rosto protegido e uniforme. "O protetor solar com cor pode ser mais eficiente que o sem, já que protege também da luz visível", explicou a especialista.
A luz visível, que muitas vezes é esquecida na hora da proteção, pode ser emitida tanto pelo sol como por televisão, telas de computador e até mesmo lâmpadas fluorescentes. Os danos são um pouco menores do que os causados pelos raios UV, mas também podem ser cruciais a médio e longo prazo, causando manchas e escurecimento de marquinhas na pele.
Filtro solar com cor precisa de atenção extra na aplicação
Na hora de aplicar o filtro solar com cor, no entanto, é preciso ter alguns cuidados extras. O primeiro passo é lembrar que o produtinho não é uma base comum, e por isso deve ser aplicado de forma uniforme em todo o rosto e corpo. Segundo a dermatologista Apolonia Sales, é possível até intensificar o protetor em áreas com mais marquinhas, mas nada de deixar regiões descobertas. Assim como os demais produtos de pele, é importante também tomar cuidado para não errar na tonalidade. "O principal erro é escolher o tom errado de protetor, pode deixar a pele com uma cor estranha", explicou a especialista.
Na hora de passar o produto, no entanto, as regrinhas são as mesmas do protetor solar sem cor. "A quantidade ideal são 2 mg por cm quadrado. Na prática, uma colher de chá pro rosto", contou a dermatologista Apolonia Sales, que lembrou ainda que o filtro deve ter FPS superior a 30 e ser reaplicado a cada 4 horas no dia a dia e a cada duas horas quando estiver em exposição direta e contínua ao sol.
Matéria publicada em 17 de março de 2021, por Webedia.