Hidratar a pele do rosto é um dos cuidados mais indispensáveis na rotina de beleza das mulheres, mas muitas ainda pulam a etapa por pensar que vai agravar a oleosidade da pele, ou mesmo por acharem desnecessário. Mas você sabe porque não deve abrir mão do hidratante facial na rotina, independente do seu tipo de pele? Confira!
Falta de hidratação é um dos principais causadores do envelhecimento precoce
Além da exposição solar, a falta de hidratação é um dos grandes responsáveis pelo envelhecimento da pele, uma vez que atrapalha a renovação celular e consequentemente a produção de colágeno. Sem um hidratante facial adequado, a pele do rosto sofre ressecamento, criando linhas finas e evidenciando as já existentes. Depois de uma limpeza adequada, de manhã e à noite, vale aplicar sempre um creme rico em antioxidantes e agentes rejuvenescedores, como o retinol, para nutrir a pele e prevenir assim o seu envelhecimento precoce.
Hidratação é fundamental para regular os níveis de produção de oleosidade na pele
Quem tem pele oleosa e pensa que o hidratante só vai agravar o problema engana-se: pelo contrário, ele ajuda a regular os níveis de produção de sebo no rosto. Quando a pele não recebe a hidratação necessária e ainda é tratada com produtos que eliminem a oleosidade, ela entende que precisa aumentar a produção da oleosidade para compensar o ressecamento, por isso é essencial sempre aplicar um hidratante depois de lavar o rosto. Hoje em dia, existem várias opções de fórmulas leves e livres de óleo para quem sofre com o excesso de brilho, que além de nutrirem a pele, ainda a deixam sequinha durante o dia todo.
Hidratante facial ainda protege o rosto dos radicais livres e evita irritações
Um outro motivo para nunca abrir mão do hidratante de rosto é que o produto cria uma camada protetora contra os radicais livres presentes no ar. Por outro lado, a maioria dos tratamentos mais eficazes, contra problemas como acne, textura irregular e rugas, tendem a ser bastante agressivos. Por isso, a dica é trocar os produtos por um creme hidratante específico de manhã e à noite para acalmar e regenerar a pele.
Pele hidratada é sinônimo de pele uniforme e aveludada
Por fim, é impossível conquistar uma pele luminosa, uniforme e lisa sem a hidratar adequadamente! O hábito promove a renovação celular, ajudando a reduzir a aparência de manchas escuras e linhas de expressão e ainda a suavizar a textura superficial da pele, deixando-a aveludada e viçosa. Além de investir em um bom hidratante, uma ótima dica é procurar formas alternativas de promover a hidratação da pele, como investir em um protetor solar nutritivo ou preferir o BB Cream à base de maquiagem comum.
Matéria publicada em 22 de Março de 2021, por Webedia.