Poucos ingredientes têm tanta importância no cuidado de anti-envelhecimento da pele quanto o retinol, que é considerado indispensável quando o assunto é combater rugas de expressão e a perda de elasticidade da cútis. Para esclarecer todas as suas dúvidas, organizamos um guia completo sobre as vantagens e particularidades do princípio ativo. Confira!
Saiba qual a rotina de cuidados ideal para a sua pele
O que é o retinol e quais são os seus benefícios?
O retinol é um derivado da vitamina A que estimula o metabolismo das células da pele e impulsiona a produção de colágeno, e quando combinado com certo tipo de enzimas, o ingrediente se transforma em tretinoína, também conhecida como ácido retinoico. Usar um hidratante com retinol bem formulado ajuda a reduzir visivelmente a aparência de linhas finas, rugas, poros largos, manchas escuras e outros tipos de sinais causados pela exposição solar. Com o uso contínuo, a sua pele fica mais lisa, uniforme e suave ao toque.
O ingrediente pode ser usado durante o dia?
Para usar um hidratante com retinol durante o dia, é imprescindível usar também um protetor solar de fator elevado, já que certos tipos de formulações podem deixar a pele mais sensível e propensa a queimaduras solares. Além disso, é essencial evitar a exposição deliberada ao sol enquanto estiver usando o produto. No verão, aposte também em chapéus de aba larga e óculos de sol de qualidade.
Qual a idade mais apropriada para começar a usar o retinol?
Não existe uma idade específica para iniciar o uso de produtos anti-idade com retinol, mas o ideal é começar assim que surgem as pequenas linhas finas, ou mesmo antes delas. Além de suavizar e até eliminar os sinais de envelhecimento, o componente ajuda a prevenir o seu aparecimento. Donas de pele seca podem começar mais cedo, por volta dos 18 anos de idade, bem como quem tem uma cútis sensível.
Qual o modo certo de aplicação dos produtos com retinol?
Para aplicar o seu creme facial enriquecido com retinol do modo mais apropriado, o ideal é espalhar o produto em todo o rosto e pescoço, noite sim, noite não, alternando o tratamento com uma esfoliação seguida de um hidratante noturno comum. Uma vez que o ingrediente estimula a produção celular, as células mortas da superfície da pele se acumulam a uma velocidade superior, pelo que é necessário removê-las com maior frequência por meio de esfoliação. De modo complementar, pode ainda investir em um bom creme diurno com retinol, não esquecendo de aplicar o protetor solar por cima do produto.
Matéria publicada em 26 de fevereiro 2021, por Webedia.