Começou a fazer dieta e notou que a sua pele perdeu o brilho natural? Seja para se livrar daqueles quilinhos a mais ou apenas para desintoxicar o organismo, nem sempre as mulheres seguem o regime mais indicado para o seu corpo, o que resulta em oscilações de peso pouco saudáveis e até em uma aparência cansada. Mas com os alimentos certos, o regime pode ser até benéfico para a pele, deixando-a mais viçosa e iluminada, além de poder ficar mais apta para combater os danos das agressões externas. Saiba como!
Reduzir a quantidade e melhorar a qualidade é chave para uma dieta que também promove a beleza da pele
Para que a dieta não comprometa a saúde da sua pele, é muito importante que apenas a quantidade e os alimentos prejudiciais - como os processados, as gorduras saturadas e os açúcares - sejam reduzidos. Mas sem exageros! Os regimes chamados "milagrosos", que fazem perder muito peso num espaço curto de tempo, quase sempre têm consequências danosas para o organismo, o que se reflete na pele de várias formas: aparência cansada, sem brilho e até o aparecimento de espinhas localizadas. Assim, é importante melhorar a qualidade da alimentação, ao invés de apenas reduzir a quantidade.
Alimentos ricos em antioxidantes e que aceleram o metabolismo devem ser inseridos no regime
Os antioxidantes atuam destruindo os radicais livres que aceleram o envelhecimento do organismo e, consequentemente, da pele. Por isso, uma boa tática é inserir alimentos ricos nestes ativos na sua dieta - como romãs, uvas, morangos, cerejas, brócolis, espinafre, soja e linhaça -, para manter a pele sempre bonita e viçosa, além de ingerir bastante água ao longo do dia.
Outra estratégia é aderir ao movimento "detox" e apostar nos sucos verdes - feitos em casa e consumidos na hora - para acelerar o metabolismo e eliminar toxinas. Assim, a pele também se mantém limpa e saudável, com menos propensão ao surgimento de imperfeições.
Cuidados com a pele devem ser redobrados durante o período de dieta
Durante a dieta, nada de descuidar a rotina de cuidados com a pele! Como durante este período o corpo se está adaptando às mudanças na alimentação, é natural que a pele reaja de forma diferente, especialmente no início do regime. Por isso, é importante até redobrar a atenção com ela! Além de hidratar muito e aplicar protetor solar todos os dias - não só no rosto mas também nas regiões expostas do corpo como mãos, braços, colo e pescoço -, é fundamental limpar muito bem o rosto de manhã e ao deitar, e esfoliar uma a duas vezes por semana.
Matéria publicada em 27 de maio de 2021, por Webedia.