Usar um hidratante ou desodorante corporal no rosto - ou um único protetor solar em todas as áreas do corpo, por exemplo - pode até parecer inofensivo, mas não se engane: o hábito está bem longe de ser o ideal na busca por uma pele perfeita. É que, de acordo com a dermatologista Mariana Marteleto, usar o mesmo produto em regiões diferentes, sem considerar suas características particulares e necessidades, pode provocar o descontrole na oleosidade do rosto e até mesmo a inflamação e infecção da base dos pelos. Saiba mais sobre os riscos que esse hábito pode oferecer e responda suas principais dúvidas com a ajuda da especialista.
Por que não se deve usar um creme de corpo no rosto e vice-versa?
Ainda que a pele do seu rosto seja considerada mista, oleosa ou seca, é importante lembrar que isso não significa que outras áreas como braços, pernas e tronco tenham a mesma definição. "As características da pele do rosto são diferentes das da pele do corpo. Por exemplo, há uma tendência ao rosto de apresentar mais glândulas sebáceas e folículos pilosos (pelos) do que o corpo", explica Mariana.
O que isso significa: a médica explica que, na prática, a presença de mais glândulas sebáceas e folículos pilosos são os fatores que tornam o rosto mais oleoso do que as outras áreas do corpo. "Isso acontece porque, no rosto, o sebo (que é a secreção que protege e torna a pele oleosa) é eliminado pela glândula sebácea através da abertura dos folículos pilosos", detalha.
Quais riscos esse hábito pode oferecer para a pele do rosto?
Por mais inocente que pareça, aplicar um creme hidratante ou desodorante de corpo no rosto, por exemplo, pode, sim, causar problemas bem desagradáveis na aparência e no funcionamento das glândulas em questão. Segundo a dermatologista Mariana, isso acontece porque a consistência de produtos corporais tende a ser mais hidratante do que as fórmulas próprias para o rosto - que costumam ser mais leves, em gel creme e sérum, por exemplo.
Assim, ao criar o hábito de usar cosméticos mais pesados na face, o risco imediato é provocar em qualquer tipo de pele o surgimento de cravos e espinhas recorrentes, além de levar à obstrução dos poros e a quadros de foliculite - que é a inflamação e infecção na região do pelo.
Outras vantagens de usar um creme facial específico: "Vale lembrar, que algumas peles do rosto são extremamente secas e necessitam de hidratantes em creme mesmo! Mas as vantagens de se usar um hidratante desse tipo que tenha sido feito especialmente para o rosto é poder contar com outros agentes que oferecem rejuvenescimento e ação clareadora em sua composição", lembra Mariana.
Um único creme de rosto atende à todas as necessidades da face?
Você já reparou como cada parte do rosto se comporta de uma maneira ao longo dia? É normal nas peles mistas, por exemplo, que regiões como o nariz e testa fiquem com aparência mais oleosa, enquanto as outras partes se mantenham mais sequinhas com o passar do tempo. "Para esses casos, existem sabonetes e tônicos específicos. Além disso, uma boa orientação de uso de produtos para a face que equilibrem este aspecto é necessária. O dermatologista saberá indicar um tratamento que, feito da forma correta, não deixe nem as áreas oleosas mais intensas e nem as secas, mais secas", finaliza.
Matéria publicada em 29 de Março de 2021, por Webedia.