Hidratar a pele do corpo e do rosto é um hábito que as mulheres mais vaidosas não dispensam para exibir a uma cútis impecável e sedosa. Com a chegada do verão e a intensidade das atividades físicas, muitas delas ficam apreensivas com a transpiração, e começam a surgir dúvidas se o suor ajuda ou não a hidratar a pele, já que grande parte dele é apenas água. De acordo com a dermatologista Letícia de Chiara, da Clínica LeDerme, o suor não é capaz de hidratar a cútis, mas ajuda, e muito, na liberação das impurezas da pele. Confira!
Suor não hidrata a pele mas tem benefícios para o corpo
De acordo com a dermatologista, o suor não é capaz de hidratar, de fato, a pele do corpo e do rosto, já que parte dele é água, mas a transpiração tem seus pontos positivos para a saúde. "Com o suor, perde-se a água da pele. Mas ele possui eletrólitos, sais minerais, aminoácidos e é um mecanismo de defesa da pele para diminuir a temperatura corporal quando o corpo está mais quente que o necessário", explicou Letícia de Chiara. Mas segundo a especialista, isso não quer dizer que a pele fique desidratada. "Não é a pele que fica desidratada com a transpiração, mas sim o indivíduo. Na verdade, o suor não hidrata a pele, já que ele é um mecanismo do nosso organismo que ajuda a diminuir a temperatura corporal quando o corpo está muito quente", ressaltou.
Suor é benéfico para a pele mas deve ser limpo o quanto antes
Você já deve ter ouvido falar que transpirar é bom para eliminar as toxinas, não é? Segundo a dermatologista Letícia de Chiara, ele age dessa maneira por possuir substâncias protetoras e bactericidas, que fazem bem à saúde da pele. "Em relação às impurezas, o suor acaba sendo um meio de eliminar as toxinas tanto da pele como do corpo. No entanto, se ele ficar muito tempo na cútis, pode causar irritabilidade cutânea", explicou a especialista. Por isso, é preciso sempre limpar o rosto com água fria ou morna após a academia, por exemplo, onde se transpira bastante, e sempre manter a pele sequinha, para ajudar a retirar essas impurezas. A dica é lavar o rosto com sabonete facial de manhã ou à noite para deixar a cútis limpa ao longo do dia. Outro truque é ter em mãos lencinhos de papel que ajudam a tirar o brilho da pele sem desmanchar a maquiagem.
Cremes hidratantes devem ser usado no verão
Durante o verão, aplicar cremes hidratantes pode ser tarefa incômoda para muitas mulheres, principalmente nos dias de calor, quando se transpira muito. De acordo com a dermatologista Letícia de Chiara, o suor ainda pode anular o efeito do creme aplicado na pele, mas ainda assim, a hidratação não deve ser deixada de lado. "Deve-se usar hidratantes em todas as estações. O que a gente recomenda no verão é usar cremes aquosos, à base de água, ou loções hidratantes, que penetram melhor na pele e são mais resistentes ao suor", recomendou a especialista.
Matéria publicada em 26 de Março de 2021, por Webedia.