Mais que um desenho no corpo, as pessoas fazem tatuagens para simbolizar uma lembrança familiar, demonstrar gosto por algo específico ou apenas por beleza estética. As mulheres que simpatizam com o estilo, apontam o inverno como a estação ideal para submeter-se à técnica, pois dessa forma, evitam expor a área do corpo ao sol em roupas mais curtas por conta do calor. Independente da época do ano escolhida para fazer a tatuagem, o mais importante é lembrar dos cuidados fundamentais para manter a pele e o visual do desenho com boa aparência.
Higienize de forma correta
A limpeza frequente da área tatuada - principalmente quando está recente - evita infecções. A higienização deve ser feita com sabonetes antissépticos antes da troca do filme plástico e da nova camada de pomada, para assim, retirar os vestígios de produtos utilizados anteriormente. A lavagem pode ser feita a partir do dia seguinte ao procedimento e deve ser mantida enquanto a pele possuir casquinha e aspecto de ferida, o que pode se prolongar por até um mês.
A forma mais provável de não esquecer desse cuidado é fazê-la durante o banho, porém não use buchas nem sabonetes com cheiro forte para limpar a região. Isso faz com que a incidência de alergias aumente e o processo de cicatrização seja prejudicado.
Cuidados ao tomar sol na praia
Nos dias mais quentes, é essencial proteger a tatuagem do sol, pois o raios solares tem o mesmo poder de quebrar os pigmentos da tatuagem na pele, assim como o raio laser. A diferença é que o laser é um raio concentrado em um único ponto, por isso a remoção de tatuagens por este processo é mais rápida. Com o passar do tempo, os raios de solares exercem praticamente a mesma função. O que significa, que quem toma muito sol - como os surfistas e pessoas que praticam esportes na areia - tendem a ter as tatuagens mais desbotadas do que as pessoas que não possuem esses hábitos. Diante disso, abuse do protetor solar quando precisar ir à rua e retoque a aplicação durante o dia nas áreas descobertas.
Para quem pretende desenhar a pele, vale lembrar que não é recomendado fazer tatuagem quando se está bronzeada. Neste período, a pele está sensível e o risco de agredí-la e deixá-la irritada é maior. Além disso, para fazer a tatuagem, é preciso que a cútis esteja saudável, limpa, hidratada e sem qualquer tipo de lesão. Todos esses cuidados melhoram a cicatrização e ainda potencializam a revitalização do desenho.
Evite produtos com de petróleo e lanolina
Independente da tatuagem ser antiga ou recente, fuja de produtos que contenham petróleo e lanolina em sua fórmula. O petróleo é feito à base de óleo e pode obstruir os poros, enquanto a lanolina prejudica as cores da tatuagem. Use cremes e loções com ingredientes hidratantes e nutritivas, como antioxidantes - protegem contra danos ambientais - emolientes e umectantes como ácido hialurônico e manteiga de karité.
A esfoliação corporal à base de ácido glicólico ajudará a eliminar as células mortas da pele mais rápido, e por sua vez, deixará a tatuagem mais brilhante a olho nu.
Matéria publicada em 13 de Abril de 2021, por Webedia.