Todo mundo escuta o tempo todo sobre a importância de aplicar filtro solar para proteger a pele da ação dos raios ultravioleta. No entanto, quem pensa que o sol é sempre um inimigo está muito enganada: quando a exposição solar é moderada, nos horários certos e com todos os cuidados necessários, ela faz bem tanto para a saúde quanto para o bem-estar. Você sabia disso? Confira a matéria para saber mais detalhes!
1. Corpo produz Vitamina D através da exposição solar
Bloquear a ação dos raios UVA e UVB com o uso do protetor solar é um cuidado indispensável para impedir o envelhecimento precoce, evitar manchas e reduzir as chances de problemas mais sérios, como o câncer de pele. Mas, ao contrário do que muita gente acredita, os raios ultravioleta não são apenas vilões: eles também são responsáveis pela produção de Vitamina D - uma vitamina indispensável para o fortalecimento dos ossos por evitar deficiências de cálcio e fósforo.
Para estimular essa produção, a dica é tomar banho de sol de 15 a 30 minutos por, pelo menos, três dias na semana. Durante esse curto período, além de só aplicar protetor solar no rosto e não no corpo, outro truque para facilitar a fabricação da vitamina D é deixar as pernas, os braços e o abdômen bem expostos.
2. Sol pode ajudar no tratamento de alguns problemas de pele
Além de fortificar os ossos com a produção da Vitamina D, o sol também pode ser um importante aliado no tratamento de problemas de pele! Em casos como a psoríase e o vitiligo, por exemplo, alguns médicos recomendam a chamada terapia de luz - que pode ser feito tanto com a luz solar natural quanto com raios ultravioleta produzidos artificialmente.
Nesse tipo de tratamento - feito apenas em clínicas especializadas -, o profissional avalia a quantidade e o tipo de raio ultravioleta que pode ser usado sem causar nenhum risco à pele.
3. Relógio biológico também é regulado com mais facilidade pela luz solar
Você sabia que o sol também ajuda a regular o relógio do corpo? O que acontece é o seguinte: como os olhos são capazes de dizer ao cérebro o que fazer, a luz solar faz com que o organismo acompanhe o ciclo natural de 24 horas.
Para entender melhor, basta considerar o que acontece com o corpo ao acordar e na hora de dormir. No primeiro caso, um sinal é enviado para o cérebro e para uma pequena glândula quando a luz brilha sobre as retinas; já no segundo, essa mesma glândula produz um hormônio que causa a sensação de sonolência - a melatonina - quando percebe a ausência da luz do dia.
Por causa disso, quando o relógio biológico está desregulado - algo muito comum depois de uma viagem para um local com fuso-horário diferente -, muitos especialistas recomendam adicionar um banho de sol na rotina para que o organismo se ajuste novamente.
4. Sol é capaz de melhorar o humor por produzir serotonina
Outra curiosidade sobre o lado positivo dos raios solares é o fato deles ajudarem a levantar o estado de espírito! Isso se deve à serotonina, um neurotransmissor que comanda o humor e é produzido pelo cérebro quando os olhos registram a luz do sol.
Levando isso em conta, muitas pessoas que sofrem do Transtorno Afetivo Sazonal - uma forma de depressão que costuma aparecer nos períodos de Outono e Inverno - são submetidas à já citada terapia de luz para que seus níveis de serotonina sejam reequilibrados.
Matéria publicada em 26 de março 2021, por Webedia.