Twiggy é um marco do mundo da moda e foi considerada a primeira supermodelo de todos os tempos. O rosto dos anos 1960 era fino, com cabelos curtos e bem finalizados e grandes olhos de maquiagem marcante - que posteriormente seria chamada por seu nome. Ela foi a primeira grande tendência da indústria e mudou a moda que, até então, era de mulheres voluptuosas e de cabelos glamurosos.
O fotógrafo Barry Lategan conheceu Twiggy, mas garantiu que ela não conseguiria nada com os cabelos compridos até o ombro, e resolveu ajudar por achá-la muito fotogênica. A levou ao cabelereiro Leonard que, depois de oito horas entre tintura e corte, transformou a modelo na imagem que é conhecida hoje em dia. Depois de deixar as passarelas, Twiggy ainda tentou ser atriz e cantora, mas seu sucesso ficou atrelado à sua primeira fama, de modelo.
A modelo é inspiração para diversas atrizes hollywodianas
Com os cabelos "Joãozinho" em alta entre as celebridades, o número de atrizes e cantoras que se inspiram no estilo sofisticado de Twiggy aumentou. Michelle Williams foi a primeira a investir no visual, ainda em 2007 e até hoje exibe o estilo, com fios um pouco mais claros, assim como Emma Watson que também cortou os cabelos e conseguiu desvincular a imagem de seu papel marcante no cinema, a Hermione Granger de Harry Potter.
Carey Mulligan também usa os fios curtos e levou o estilo para seus personagens como no filme de época "O Grande Gatsby", com estreia no Brasil em junho. Apesar do corte de Anne Hathaway não ter ligação com a modelo, a atriz tem criado estilos e prova que o "Joãozinho" consegue ser versátil , incorporando desde o mais penteado comportado até o "jogado para trás" com efeito molhado. Ginnifer Goodwin é outra que também usa o curto de diversos estilos e usa apliques se o personagem pedir para não mudar seu visual na vida real .
Twiggy também é inspiração até para o polêmico visual Miley Cyrus, que radicalizou o visual por influência da modelo: "sempre quis cortar meu cabelo, provavelmente desde uns seis anos atrás, quando em um episódio (de "Hannah Montana") eles prepararam o meu cabelo para ficar parecido com o da Twiggy. Desde então queria ficar daquele jeito, mas estava tomando coragem para pegar uma tesoura e saber que meu cabelo não cresceria da noite para o dia", contou em entrevista a uma emissora australiana.
Para adotar o estilo Twiggy
Apesar de consagrado por estrelas jovens do cinema, o cabelo fica bom em qualquer idade, como prova Jamie Lee Curtis. Seu tamanho e estilo são fáceis de manter e não precisam de muitos produtos para finalizar o visual. Para criar o efeito Twiggy, corte os fios curtos com uma franja maior que cruze a testa, depois, invista em finalizadores como gel e spray sem exagerar, para que o cabelo não fique com efeito de capacete.