Os cabelos curtinhos viraram tendência e ganharam o coração das brasileiras que são mais conhecidas pelo amor aos fios longos. Apesar do comprimento menor, as madeixas curtas não perdem em nada na versatilidade de outros cortes e têm diversos formatos e estilos que combinam com várias personalidades e estilos de vida.
"O cabelo reflete para outras pessoas a mensagem que você quer passar. Cabelos curtinhos retos, por exemplo, demonstram mais segurança e estabilidade. Já as pessoas com cabelos mais arrepiados com as pontas viradas para fora denotam mais dinamismo" explicou a visagista Tuka Moreira.
Franjão ou franjinha?
O estilo "joãozinho", de fios curtíssimos, é o mais conhecido e o que melhor se adapta a todos os tipos de cabelo. No flerte com o andrógino, o look ganha formato com cabelos repicados e franja reta ou lateral. O corte ainda pode ser usado com um franjão liso na altura da boca ou do queixo, dando um ar mais sofisticado ao estilo.
As ousadas ainda podem investir também no site cut, o raspado lateral que virou febre no último ano e foi bem representado por Rihanna. Quem tem cabelos ondulados, cacheados ou crespos deve cortar em camadas mesmo que os fios estejam pequenos. Esse corte evita o efeito "capacete", quando os fios crescem todos na mesma direção - quase sempre para cima - e evita o volume indesejável.
"É pratico, é ótimo, me sinto bonita de qualquer jeito"
A jornalista Raissa Carlos de Andrade corta o próprio cabelo há mais de quatro anos e adotou o cabelo curto há cerca de três meses. Além dos próprios fios, ela corta os de alguns amigos e jura que apesar de não influenciar, sempre dá idéias de corte: "Sou um perigo com a tesoura! Tinha o cabelo longo, comecei com a franja, depois parti para a nuca batida. Quando comecei a cortar a franja bem curtinha, resolvi fazer o mesmo com o resto do cabelo e tentei o 'joãozinho'".
A jornalista também explica que para manter o look curtinho é preciso aparar sempre: "Corto a cada 15 dias, tento manter o formato, mas estou sempre inventando. Com os cabelos de outras pessoas, dou sugestões mas na maioria das vezes elas têm medo de ousar", disse Raíssa que ainda declarou seu amor pelos cabelos curtos: "é pratico, é ótimo, me sinto bonita de qualquer jeito. Abrir mão do longo acabou me dando certa coragem também em outros rumos na vida".