Franja é tendência, mas as mulheres gostam de reinventar seu visual de tempos em tempos e com um corte tão marcante, é difícil pensar em outra maneira de se transformar do que deixar a franja crescer para mudar o visual. O cabelo cresce, em média, um centímetro por mês, o que significa que serão pelo menos seis meses até poder reinventar o look.
Assim que tomar a decisão, é preciso se preparar para ter paciência e comprar alguns acessórios para driblar o crescimento, como explica a consultora de imagem Valéria Didier: "dependendo do estilo da pessoa, ela pode usar grampos, tiaras finas e lenços, amarrados para trás ou no topo da cabeça. Também pode-se investir em penteados, como tranças, rabos de cavalo e os coques, que indico inclusive para eventos mais formais. Dá para ousar mesmo nessa fase intermediária".
Nos primeiros meses: muita paciência
Nos primeiros meses, a franja crescerá desordenadamente e precisará de produtos que mantenham-na no lugar. Crie um arsenal com finalizadores que poderão ajudar quando o acontecer um "bad hair day". Também é normal que os fios ganhem aspecto ressecado e que apareçam pontas duplas . Aguente firme até que a franja alcance a altura da maçã do rosto porque a partir desse tamanho, um bom profissional já consegue criar um estilo novo.
Valéria Didier diz que em cortes que enfatizam a franja lateral em crescimento, o efeito diagonal é a melhor opção porque além de dar nova vida aos fios, também disfarça a testa grande . Invista também em produtos de crescimento, como os que contém arginina, que diminuem o tempo de espera.
"Estou aprendendo a ter paciência"
A estudante de relações internacionais, Fernanda Voigt, tem enfrentado o desafio de deixar a franja crescer. Há três anos usando o estilo, ela garante que ama, mas venceu a vontade de mudar o visual: "Parei de cortar e já sinto diferença, aparava a cada um mês e assim que começou a crescer, estranhei o visual. Como estou pensando em fazer algo com as pontas do cabelo, pretendo deixar crescer até o queixo. Atualmente está na altura do nariz e não estou sabendo lidar, só uso grampos e lenço o tempo todo, mas é o que preciso fazer, né? Estou aprendendo a ter paciência".