Na hora de escolher um novo corte de cabelo, muitos aspectos como textura, estilo e a vontade de mudar radicalmente podem ajudar na seleção do look da vez. Além de todos estes itens, mais algumas dicas são capazes de direcionar melhor as mulheres na busca pelo corte ideal. Você sabia que é possível disfarçar pontos fracos no rosto, como orelhas de abano, nariz grande, olhos caídos e testa protuberante com a escolha de um corte esperto? Confira as dicas para suavizar aqueles "defeitinhos" que só nós mesmas vemos.
Cabelos muito lisos tendem a não se comportar muito bem com orelhas protuberantes, já que movimentam-se facilmente para os lados e deixam o que pode ser motivo de uma leve vergonha à mostra. Recorrer a cabelos mais texturizados, com ondas ou cachos é a primeira sugestão para as donas de "orelhas de abano". A novidade é que até mesmo as adeptas do cabelo "joãozinho" podem encontrar a melhor forma de estilizar os fios. O melhor é recorrer a um corte não tão certinho. Pontas desfiadas e desiguais dão mais leveza ao rosto e impossibilitam que o corte seja usado como "régua" para comparação das proporções da face (o que poderia acontecer com cabelos retinhos). Atenção também à nuca: quanto mais curtos os fios nesta área, maior destaque será dado às orelhas. Vale optar por cortes com nuca "cheia"; com fios mais compridinhos.
Se o problema for o tamanho da testa, a franja certa poderá ajudar a equilibrar o visual. Para quem tem testa grande, a franjinha reta é a melhor opção. Invista especialmente no modelo que é cortado em meia-lua em vez de triângulo, para diminuir a profundidade da raiz até as pontas. Inspire-se no modelo usado pela atriz de "Glee" Lea Michele. Quem tem testa protuberante deve evitar os modelos muito arredondados, modelados com escova, para não aumentar ainda mais o volume da área.
Para as donas de testa pequena, a visagista Lilian Macedo dá a dica: "franja está fora de cogitação. Prefira penteados com volume na parte de cima, como um topete ou um estilo de moicano. No caso do corte, vale procurar por aqueles que dêem volume às laterais do cabelo, na altura do queixo e pescoço".
Se o tamanho do nariz é o problema, a altura do rabo de cavalo pode ajudar ou atrapalhar a equilibrar as formas. "O ideal é fazer rabo de cavalo bem alto ou mais baixo; nunca na altura do nariz", apontou Lilian Macedo. Para ocasiões mais chiques, um coque banana dará conta do recado. Deixe algumas mechas espetadas para desviar atenções do centro do rosto. Uma franja longa, que se abra na região do nariz também é indicada para quem tem no órgão olfativo um sinônimo de incômodo.
A visagista Lilian Macedo também sugere looks para disfarçar uma distância excessiva entre os olhos: "Melhor deixar de lado a franja lateral e apostar em um modelo colegial, que forme uma espécie de 'U' invertido, com pontas mais compridas nas laterais e frente desfiada. Vale também investir em recursos de maquiagem que ajudam a amenizar o efeito de olhos muito separados". O contrário vale para as donas de olhos muito próximos: a franja lateral é a melhor opção neste caso.
Quem se incomoda com o formato do rosto - muito redondo, muito quadrado, etc... - também pode tirar proveito de algumas dicas da visagista. As donas de rostos arredondados devem evitar cabelos super presos e investir em um corte mais reto, com um desfiado a partir da boca. "Pontas desconectadas também ajudam a criar uma sombra que ajuda a criar a impressão de uma sombra que afina o rosto", explicou Lilian.
Quem se incomoda com o formato do rosto - muito redondo, muito quadrado, etc... - também pode tirar proveito de algumas dicas da visagista. As donas de rostos arredondados devem evitar cabelos super presos e investir em um corte mais reto, com um desfiado a partir da boca. "Pontas desconectadas também ajudam a criar uma sombra que ajuda a criar a impressão de uma sombra que afina o rosto", explicou Lilian.
Já quem tem rosto quadrado, deve fugir das franjas e cortes muito retos, pois eles dão mais peso para o rosto. "O efeito é parecido com o de uma caixa", lembra a visagista. Melhor optar por um corte desfiado a partir do nariz, com pontas desconectadas em degradê.
As mulheres que gostariam de camuflar o queixo duplo sem recorrer ao bisturi podem apostar em um corte de cabelo comprido e repicado, com camadas curvadas para dentro. "É preciso estar atenta às sombras criadas pelo cabelo e pela roupa, que podem marcar mais ainda o problema. Decotes muito fechados, por exemplo, criam mais sombra na região do queixo e pescoço e chamam mais atenção para a área", finalizou Lilian Macedo.
Matéria publicada em 25 de Janeiro de 2021, por Webedia.