A trança embutida é um penteado atemporal, muito usado por quem não abre mão de um penteado simples, mas que deixa o look elegante e sofisticado. Com o passar do tempo, esse tipo de trança de cabelo ganhou algumas variações, que mesclam o trançado embutido com outros formatos de penteado.
Para que você possa se inspirar, o blog de Beleza Extraordinária trouxe algumas dicas de como fazer a trança embutida no cabelo, além de dar algumas opções de variações desse penteado para usar nos seus looks.
O que é trança embutida?
A trança embutida é derivada dos penteados com cabelos trançados, muito tradicionais na cultura africana. Símbolo de resistência, elas conquistaram o visual de mulheres —em sua maioria— por prender os fios de forma elegante e permitir a mobilidade diária, com os cabelos presos. A trança embutida surgiu como uma variação do trançado tradicional, deixando os fios com o penteado diferente e elegante, que começa na raiz do cabelo e é finalizado nas pontas.
Como fazer trança embutida?
Para fazer a trança embutida, é necessário que seu cabelo esteja preferencialmente seco, para facilitar o trançado.
● Com o auxílio de uma escova, penteie os cabelos com direção para atrás da cabeça. Divida em três partes: direita, centro e esquerda da cabeça.
● O trançado da trança embutida, geralmente começa do topo da cabeça, e para que tenha o efeito embutido, faça a trançado por baixo da mecha central.
● Pegue uma mecha da esquerda e passe por baixo da mecha central, em direção ao lado direito.
● Em seguida, pegue a mecha direita e passe embaixo da mecha central e por cima da mecha que fora trançada do lado esquerdo para o direito. É nessa etapa que o formato embutido ganha a sua forma.
● Depois disso, continue a trançar o cabelo normalmente, usando o mesmo sentido, até as pontas.
Em cada cruzamento de mechas, pegue uma mecha de cada lado do cabelo, para deixar o efeito de camadas sobre a trança.
Quais são os tipos de trança embutida?
Como citado anteriormente, a trança embutida possui algumas variações de estilização, para dar maior personalidade e originalidade ao penteado. Você pode optar por opções como trança espinha de peixe, trança embutida com rabo de cavalo, trança boxeadora e trança embutida lateral.
Trança Espinha de Peixe: esse tipo de trança embutida é caracterizada por suas mechas finas e aspecto escamoso, por isso leva o nome de espinha de peixe.
Trança embutida lateral: para esse tipo de trança, você deverá trançar o cabelo a partir da lateral da cabeça, podendo ser finalizada na metade do cabelo e pode feita até o outro lado da cabeça, sendo traçada desde a alterar, passando pelo o topo e finalizado na outra lateral da cabeça.
Trança boxeadora: famosa por ser um penteado tradicional das lutadoras de boxe, a trança boxeadora é feita no mesmo molde da trança embutida tradicional, com o diferencial de que é feita dos dois lados da cabeça, com uma repartição ao meio do cabelo.
Trança embutida com rabo de cavalo: uma forma diferente de estilizar o penteado, a trança embutida pode ser feita na parte de baixo do cabelo em direção ao topo, para que ao fazer o rabo de cabelo ela fique em evidência.
Como usar a trança embutida?
A trança embutida pode ser usada em diversas ocasiões, desde o trabalho diário até uma festa super importante. É um penteado elegante e atemporal, que traz maior sofisticação ao visual, deixando-os presos mas com um toque de estilo refinado.
Trança embutida para texturização capilar
Além de um penteado super elegante, a trança embutida também pode ser usada para texturizar os fios e deixá-los com maior definição, sendo uma ótima substituição às fontes de calor que modelam os fios. Quem está passando pela transição capilar, tem a trança embutida como ótima aliada, permitindo que os fios fiquem ondulados ou cacheados graças ao friccionamento que os fios têm, por estarem trançados, sem causar danos ao cabelo.
Como fazer a trança embutida durar mais?
Para que sua trança embutida possa durar por mais tempo, você pode usar creme para pentear e óleo capilar, que ajudam na reposição de água e nutrição dos fios, além de permitir que o penteado possa ter uma melhor fixação, sem correr o risco de desmanchar ao decorrer do dia. Os Cremes para Pentear de L’Oréal Paris são formulados com ativos que ajudam na hidratação e nutrição dos fios, além de ajudar na redução de frizz, disponíveis em versões para cada tipo de cabelo.
O Creme Preenchedor Hidra Hialurônico é ideal para cabelo que necessitam de hidratação, sendo um aliado também para desembaraçar os fios e facilitar a realização da trança embutida nos fios. Já o Creme Milagroso Cachos Longos dos Sonhos 3 em 1 é ideal para os cabelos com curvatura, possibilitando que os fios fiquem muito mais nutridos e facilitar a execução da trança no cabelo. O Creme para Pentear Nutritivo também é um excelente opção para poder facilitar a execução do penteado e desembaraçar os fios.