Para quem não gosta de musculação ou de circuitos em grupo, por exemplo, a corrida é uma das melhores opções para praticar atividade física! Além de ajudar na perda de peso por acelerar o metabolismo e continuar queimando gordura mesmo após algumas do seu fim, ela também alivia o estresse e previne problemas mais sérios - como o câncer de mama e ataques cardíacos. Quer adquirir esse hábito e não sabe por onde começar? Confira a lista com 8 dicas que vão te ajudar!
1. Fortaleça os músculos e não deixe de se alongar
Antes de começar a correr, é muito importante garantir que seus músculos estão suficientemente fortes para aguentar a atividade sem nenhuma consequência negativa. Por isso, a dica é passar um tempo exercitando a perna, o abdômen e a lombar na academia ou com exercícios específicos na própria casa para que não haja o risco de ocorrer nenhuma lesão séria.
Além disso, também é importante não esquecer de se alongar antes de cada corrida para melhorar a flexibilidade e reduzir a tensão que ocorre quando o corpo se movimenta.
2. Tenha cuidado ao escolher o tênis
Você não precisa gastar rios de dinheiro para comprar o melhor tênis de corrida; se quiser economizar, não há problema nenhum em escolher os mais baratinhos. A única recomendação é preferir os modelos bem confortáveis e que tenham um solado mais macio, já que isso aumenta o amortecimento e ajuda a evitar possíveis lesões.
3. Mantenha a frequência mínima de três corridas por semana
Para que seu corpo consiga se adaptar mais rapidamente à corrida e você não demore muito a perceber todos os benefícios que vêm junto com ela, mantenha uma frequência específica em vez de só fazer a atividade física quando der vontade. Se a ideia for começar devagar, reservar três dias da semana para correr, ao menos, uns 15 minutos já é suficiente!
4. Defina algum destino
Para te estimular e até ajudar a aumentar o tempo da atividade sem muita dificuldade, estipule um destino específico para não precisar correr sem rumo. Da casa de uma amiga ao supermercado do bairro, o que vale é definir um ponto de chegada para aumentar sua motivação.
5. Mude o cenário
Da mesma maneira que é uma boa ideia definir um destino para ficar mais motivada, também é valido mudar o cenário de vez em quando. Se desejar dificultar um pouco a corrida, isso deve ser levado em conta na hora de definir o ponto da vez! Mas, se ainda estiver em um ritmo mais tranquilo, escolha qualquer outro lugar - que seja bom para correr, claro - apenas para quebrar a rotina e não acabar entediada por ver sempre a mesma paisagem.
6. Cuidado com a postura
A postura também é outro detalhe importante que pode ajudar ou atrapalhar sua corrida. Não sabe que cuidados deve tomar com ela na hora da atividade? É bem simples: mantenha sempre a cabeça ereta; deixe as mãos sempre abaixo da altura do peito; e não force muito os punhos e os ombros.
7. Desanima com facilidade? Arrume uma companhia
Se você não é a pessoa mais animada do mundo quando o assunto é "atividade física", um bom truque para não acabar desistindo da corrida ou prejudicar sua frequência é se juntar a um amigo que já tenha esse hábito ou tentar incentivar algum para também começar o exercício. Dessa forma, um anima o outro e fica mais difícil bater o tédio durante o tempo em que estiver correndo.
8. Faça uma playlist com suas músicas favoritas se for sozinha
Não arrumou nenhuma companhia e acha que o tempo não passa correndo sozinha? Simples: prepare uma playlist com suas músicas animadas favoritas e coloque no celular para ouvir em um volume bem alto! Dessa forma, sua atividade vai ficar bem mais animada enquanto você não chega ao local que definiu como destino.
Matéria publicada em 03 de março 2021, por Webedia.