Quem pratica exercícios físicos sabe o quanto o penteado pode influenciar na prática das atividades. Muito mais que estética, prender o cabelo da maneira correta é fundamental para impedir que os fios te atrapalhem e, também, para mantê-los protegidos do sal do suor e da quebra. As cacheadas e crespas, além de tudo isso, ainda precisam pensar em formas para deixar os cachos intactos naqueles dias em que não será possível lavá-los logo apóss de treinar na academia ou praticar algum esporte - já que, por causa da forma anelada, é muito mais fácil desmanchá-los se não forem tomados os cuidados necessários.
Você faz parte desse time e vive em dúvida sobre como arrumar os fios? Confira a galeria e inspire-se com diferentes penteados: dos básicos para não desmanchar o formato das madeixas aos mais elaborados para os dias em que bater a vontade de inovar!
Aposte no coque abacaxi para não desmanchar os cachos
As cacheadas e crespas precisam de alguns cuidados especiais para manter os caracóis intactos mesmo após a atividade física. O principal deles é na hora da escolha do adereço que prenderá suas madeixas: por não deixarem marcas e atrapalharem o formato do cabelo, os grampinhos são os melhores amigos para esses momentos, mas os elásticos comuns também podem ser usados se você conseguir prender os fios sem dar voltas.
Além disso, alguns penteados também podem ser grandes aliados: os rabos de cavalo - queridinhos na hora de ir para a academia - são ótimos por não amassarem as pontas, mas nem sempre é possível segurá-lo sem que seja preciso usar acessórios mais firmes. Por isso, o coque abacaxi aparece como a melhor opção, já que mantém os fios bem fixos e longes do suor das costas e dos ombros. Os coques tradicionais e double buns também podem ser usados nos dias em que você precisa que os cachos continuem intactos, mas é preciso tomar o cuidado de enrolá-los de maneira bem frouxa - e, de preferência, apenas com grampos - para que, no final da atividade, eles não estejam completamente amassados e desfeitos.
Tranças e double buns elaborados são boas opções para um look moderninho
Nos dias em que for lavar o cabelo e não tiver nenhum problema em desmanchar os cachos, é o momento de aproveitar para inovar nos penteados! O double bun - que também pode ser usado para manter a textura dos fios quando é preso de maneira frouxa - pode aparecer em uma versão mais elaborada nessas situações, junto com mechas torcidinhas ou alguns detalhes trançados, por exemplo.
As diferentes versões de trança também são perfeitas para deixar o visual esportivo com uma pegada mais moderninha e feminina ao mesmo tempo: para as mais habilidosas, vale apostar na boxeadora ou na tiara de tranças - que, além de lindas, deixam os fios bem protegidos do contato com o suor; já para as que buscam opções práticas, a dica é escolher o simples e exibir as delicadas trancinhas tradicionais ou embutidas.
Acessórios também são boas opções
Além de todos esses penteados, quem quer um pouco mais de estilo também pode apostar nos acessórios para completar a produção. O "abacaxi", por exemplo, fica perfeito combinado com tiaras e turbantes coloridos, enquanto o coque tradicional consegue sair do básico com uma faixa de cor neutra. Além disso, para as donas de cabelo curto que ainda não conseguem prender as madeixas, esses adereços são a solução para praticar esportes sem ter que ficar se incomodando com mechas caindo no rosto ou ficando pegajosas com o suor da testa.
Fique atenta aos cuidados no 'antes/depois' das atividades físicas
Para começar os exercícios sem ter que se preocupar com o frizz, aplique um pouco de finalizador de textura leve. Já na volta, é importante lavar bem os fios com uma linha de shampoo específica para seus cabelos, para remover os resíduos de suor. Para os dias mais corridos, no entanto, produtos com fórmulas mais leves como o Light Poo Tudo em 1, podem surgir como a solução para economizar tempo e revitalizar os cachos. Outra dica é experimentar utilizar um borrifador com um pouco de água e creme de pentear misturados, para ajudar a redefinir as partes que ficaram mais prejudicadas sem ter que encharcar as madeixas no chuveiro.
Matéria publicada em 11 de março 2021, por Webedia.