Por mais bonito que fique o cabelo após o alisamento ou a coloração, não tem jeito: opacidade, quebra e aspecto de fio elástico logo começam a minar as madeixas de boa parte das mulheres que passam por algum procedimento químico. Nessas situações, para resolver o problema profundamente, dar preferência ao uso de produtos de uso diário que contenham proteínas e ativos específicos como a ceramida, por exemplo, pode fazer toda diferença na recuperação gradativa e poderosa da fibra capilar. Agora, se você está na dúvida em qual linha de tratamento investir para corrigir os danos da forma certa, continue lendo a matéria e anote as dicas!
Linhas reconstrutoras para cabelos com química possuem os ativos certos para corrigir os fios
De início, é importante esclarecer que a aparência prejudicada no comprimento e principalmente nas pontinhas das mechas após luzes e escovas progressivas acontece por causa da perda de proteína e água nos fios. A retirada dessas duas substâncias pelo contato com a química é o que provoca o frizz, ressecamento e porosidade no visual, prejudicando a estrutura capilar.
Assim, para reconstruir o fio e devolver o aspecto saudável, o primeiro passo é investir em produtos que contenham o reforço dessas proteínas e lipídeos perdidos no processo. É o caso do Elseve Reparação Total 5+, que combate problemas comuns dos fios, como quebra, rigidez, opacidade, ressecamento e pontas duplas.
Condicionador e shampoo devem ser reforçados com ceramidas para blindagem dos fios
Ao escolher esses dois primeiros itens, vale dar preferência àqueles do tipo leitoso - já que é mais hidratante - e com ceramidas ou cicatri-ceramidas na composição. O motivo é porque essa substância natural ajuda a blindar e selar os fios desgastados, além de repor a água que foi roubada durante o processo químico. Com o reforço dessas proteínas, a fibra capilar é novamente preenchida e os fios fragilizados e ressecados vão ficando naturalmente mais fortes sem a aparência detonada.
Dica: quando se fala na recuperação dos cabelos danificados e secos por escovas, uma alternativa interessante para o ritual de lavagem é investir também no pré-poo com óleo ou condicionar nas pontas das mechas antes do shampoo. Essa técnica ajuda a equilibrar a oleosidade e, de quebra, devolver a maciez aos fios.
Máscaras de tratamento que oferecem restauração profunda podem ajudar a repor a hidratação
Seguindo para o terceiro passo dos cuidados com os cabelos, quando o assunto é o creme ideal, a dica é apostar nos de textura mais espessa e de ação hidratante - tudo para recuperar o brilho e o aspecto sedoso das madeixas. Hidratações com máscaras de tratamento reconstrutor, por sinal, devem ser feitas com regularidade para que a estrutura do fio volte ao que era antes de sofrer a agressão dos agentes químicos e os nutrientes consigam ser absorvidos pelos fios nas próximas lavagens.
Dica: com o shampoo, condicionador e máscara certos, é possível fazer uma plástica capilar, específica para quem tem cabelos danificados. Confira nesta matéria o passo a passo para fazer o procedimento em casa!
Matéria publicada em 29 de março 2021, por Webedia.