Pentear o cabelo é um daqueles momentos em que cada mulher tem seus truques para ajeitar os fios do seu jeito, mas se existe um passo que a grande maioria faz igual é usar pelo menos um finalizador. Com tantos produtos novos surgindo no mercado, fica difícil saber qual é o mais adequado para cada tipo de madeixa ou qual deles merece ser pelo menos experimentado. Aproveite essa lista completa com os principais produtos e a função de cada um deles para tirar todas as dúvidas.
Silicone
Uma espécie de óleo, que "encapa" os fios, o silicone sela as cutículas e com isso traz brilho aos cabelos. Essa espécie de capa também deixa as madeixas impermeáveis e com isso repele a umidade, diminuindo o frizz, além de proteger contra danos externos, como a poluição.
Sérum
Com uma textura leve, é uma variação de silicone que costuma ter ativos para tratar e hidratar o fio. Assim como seu componente principal, ele sela as escamas do cabelo dando brilho e protegendo de agressões externas.
Óleo
Uma das opções mais leves entre os finalizadores, os óleos ajudam na hidratação dos fios e ainda trazem brilho dando um acabamento de cabelo saudável. O produto também é conhecido por ajudar a diminuir o frizz.
Leave-in/Creme para pentear
Com versões para vários tipos de cabelo, esse finalizador tem a função de modelar os fios através de um creme hidratante que não precisa de enxágue. Indicado para ajudar a pentear os fios com mais facilidade, ele também ajuda a definir cachos e manter os lisos.
Ativador de cachos
Como o nome já denuncia, esse produto serve para ajudar os caracóis a ficarem mais bonitos. Encontrado em creme, spray, sérum e alguns outros formatos, ele define os cachos, diminui o frizz e ainda traz uma aparência hidratada.
Defrizante
Trata-se de um creme destinado especialmente para quem usa secador e chapinha para alisar os cabelos. Além de deixar a escova mais fácil, ele prolonga o efeito do liso e tem função termo protetora para evitar os danos oriundos do calor dos equipamentos.
Gel
Usado por décadas com a função de fixar penteados, o gel hoje ganhou um novo significado. Como agora a mania mundial é usar os cabelos molhados, o produto ajuda a conseguir esse efeito sem precisar ficar efetivamente com as madeixas muito úmidas.
Mousse
Marca das mulheres dos anos 1980, a mousse ressurgiu com fórmula renovada (dessa vez sem álcool e outros componentes que endureciam o cabelo) e carrega várias funções. Além de encorpar os fios e assim trazer volume para eles, a espuma ainda ajuda a fixar penteados e modelar as madeixas.
Pomada
Potente contra o frizz, a pomada é uma versão mais cremosa da cera que modela os fios e ajuda a dar textura aos curtos e repicados.
Cera
Versão mais densa da pomada, esse finalizador modela os fios e traz uma textura toda especial para cabelos curtos e repicados.
Shampoo seco
Mesmo que sua função principal seja retirar a aparência oleosa dos fios quando não dá tempo de lavar, ele também funciona como um ótimo finalizador que encorpa os fios e dá aquele efeito bagunçado que está em alta.
Spray
Assim como o leave-in, esse finalizador atende a várias funções diferentes. O fixador é o mais conhecido deles e serve para segurar os penteados por mais tempo. Já os sprays de volume têm substâncias que aderem aos fios e ajudam a encorpar os cabelos. A categoria mais nova é o spray salino, que serve para dar aquele efeito bagunçado e charmoso causado pela água do mar.
Matéria publicada em 09 de Fevereiro de 2021, por Webedia.