Ter madeixas cacheadas exige um profundo conhecimento dos truques que valorizam esse tipo de fio. Não adianta que os cabelos estejam saudáveis e os cachos definidos se na hora de sair de casa o visual parece compactado e enrijecido. Para dar volume e soltar os caracóis, existem algum truques que vão desde o corte até a hora de pentear, passando pelos produtos de tratamento escolhidos.
Escolha cortes irregulares
A tarefa de conseguir cachos soltos começa ainda na cadeira do cabeleireiro. O corte é uma importante etapa para conseguir a estilização perfeita - se ele sair errado, dificilmente o visual ficará bonito depois. Invista em cortes que deem movimento aos fios, como os degradês e repicados, estilos que evitam aquele visual reto e estático em forma de triângulo.
O mais importante é encontrar um cabeleireiro que saiba lidar com cachos. Como a maioria das mulheres usa fios lisos e faz de tudo para acabar com o volume, alguns deles não sabem muito bem como valorizar os caracóis. Procure indicações com as amigas ou escolha salões especializados no assunto.
Hidratação é fundamental para cachos soltos
Um cabelo saudável tem mais chances de conseguir movimento e volume do que um que esteja danificado. Aposte em máscaras hidratantes que devolvam água para os fios - um cabelo ressecado gera cachos murchos e sem forma. Fuja ainda dos produtos específicos para cabelos lisos - a afirmação de que eles servem para soltar os caracóis é um mito e seu uso pode fazer o efeito contrário, deixando os fios pesados e sem balanço.
Aprenda o truque que solta os cachos com as pontas dos dedos
Comece a estilização espalhando bem o leave in por todas as mechas do cabelo e amasse para dar forma aos cachos - sem isso os fios podem ficar com um aspecto escorrido e enrijecido. Depois, é preciso deixar as madeixas secarem por completo antes de começar o processo que vai soltar os caracóis, caso contrário nenhum dos truques que virão a seguir terão eficácia.
Com a ponta dos dedos "descole os fios da raiz puxando-os para cima. Fazer movimentos circulares no couro cabeludo também pode ajudar, mas na hora de mexer no comprimento só valem aquelas amassadas para cima com a palma da mão - passar os dedos por dentro dos cachos pode desfazê-los e acabar com o visual.
Na escolha do leave-in que vai ajudar na estilização, vale eleger um que tenha colágeno na fórmula. Como a substância retém a hidratação por mais tempo, esse tipo de produto deixa os cachos definidos na intensidade certa e diminui o risco de se desmanchem quando forem soltos na raiz com os dedos.
Matéria publicada em 05 de fevereiro 2021, por Webedia.