Se você anda procurando por dicas de produto para usar antes da chapinha, provavelmente já viu que o leave-in pode ser uma boa opção para a tarefa. Mas afinal de contas, esse produto funciona mesmo como protetor térmico? A gente te dá o spoiler: tudo depende do que indica a embalagem, viu?
Continue lendo a matéria para entender para que serve o leave-in, como escolher a melhor versão do produto e, de quebra, aprenda a usá-lo para cuidar dos cabelos antes de qualquer ferramenta de calor - seja secador, prancha ou babyliss!
O que é e para que serve um protetor térmico?
Mesmo que a exposição seja por poucos segundos em cada mecha, acredite: a alta temperaturas das ferramentas de estilização para alisar ou ondular os fios pode ser bastante prejudicial à saúde dos cabelos.
Como nosso cabelo é extremamente sensível ao calor, o uso constante do secador, difusor, chapinha e/ou babyliss pode fragilizar, desbotar e até ressecar as madeixas.
E é aí que entra o protetor térmico - justamente para que blindar os cabelos desses efeitos colaterais. Ele deve ser usado sempre antes do contato com o calor para criar uma camada de proteção ao redor da fibra capilar, selar a cutícula e evitar que os fios quebrem ou percam água.
Todo leave-in é considerado protetor térmico? Saiba como escolher o produto certo
Mas, atenção, nem todo leave-in oferece proteção térmica! Se a ideia é escolher um finalizador com essa função, lembre-se: o melhor leave-in é aquele que oferece tratamento e proteção ao mesmo tempo - como é o caso do Cicatri Renov de L'Oréal Paris, por exemplo.
Esse produtinho de textura leve conta com Cicatri- Ceramidas na fórmula e é altamente recomendo por agir na cutícula dos fios e funcionar como uma plástica capilar.
Além de compatível com todos os tipos de fio (tanto cacheado, crespo, liso ou ondulado), esse leave-in garante pelo menos 4 benefícios em um só item: ele protege, repara instantaneamente, controla o frizz e garante muito mais brilho. Valendo usar nos fios secos ou úmidos!
Como usar o leave-in nos cabelos antes da chapinha: veja o passo a passo
1. Comece aplicando uma quantidade moderada do leave-in na ponta dedos e transfira o produto para o comprimento e ponta de cada mecha;
2. Use a chapinha normalmente nos fios;
3. Ao terminar de pranchar os cabelos, volte a aplicar o leave-in para garantir um acabamento brilhoso, selando os fios já alisados - ou ondulados - para que a estilização dure ainda mais tempo no visual!
Matéria publicada em 06 de abril de 2021, por Webedia.