Comprar um bom finalizador é mais difícil do que parece. As mulheres já estão acostumadas a escolher seu shampoo e condicionador mas sempre tem dúvida de qual o melhor jeito de ficar com o cabelo dos sonhos. Dependendo do produto, ele pode diminuir o frizz, dar volume, cachear ou segurar um penteado e não deixá-lo se desfazer antes do tempo.
Gel, mousse e spray são três dos tipos de fixadores mais usados e ainda confundem muita gente na hora de escolher. Quando aplicados, formam uma película no fios que, dependendo do produto, tem resultados diferentes.
O mousse é um dos mais versáteis. A espuma pode ser espalhada nos cabelos secos ou úmidos a partir da raiz para dar volume. Para modelar, é só aplicar a partir do meio dos fios até as pontas. Para um efeito ondulado ou cacheado, é só deixar secar naturalmente ou com a ajuda de um secador, o produto também ajuda a alisar. Se usado antes de pentear, o resultado serão fios mais encorpados. O ideal é aplicar o equivalente ao tamanho de um limão, mas cabelos curtos devem usar uma porção menor - como uma bolinha de pingue-pongue - para não pesar no visual.
Visto por muitos como um produto que deixa os cabelos duros e com efeito molhado, o gel está conquistando mais adeptos. A fórmula mais comum, com álcool, é conhecida por ressecar os fios. A farmacêutica Pamella Pardal explica que o problema não é a substância, mas sim a saúde dos fios: "De modo geral, entre outras funções, o álcool está presente na fórmula porque faz o cabelo secar mais rápido. É preciso ter cuidado ao usar em cabelos danificados, porque a substância pode potencializar os danos". O gel é encontrado em fórmulas com e sem álcool e é ótimo para ter mais controle sobre a mecha aplicada além de ter uma fixação maior.
O spray é o queridinho da finalização por sua versatilidade. Ele pode ser encontrado nos tipos "seco", que só sai quando molhado, ou "úmido" que além de permitir a escovação depois, ainda deixa com aspecto molhado parecido com o gel. Além disso, para cada tipo existem as opções suave, médio ou forte que se diferenciam pela concentração e pelo resultado que se quer chegar. Quanto mais estruturado o penteado, mais forte o produto precisa ser.
Matéria publicada em 19 de janeiro 2021, por Webedia.