Você já notou em seu rosto a presença de buraquinhos? Bom, eles são comuns em todos os tipos de pele e são chamados de poros. No entanto, podem causar incômodo quando dilatados, o que os torna muito aparentes, e podem ficar entupidos causando cravos e espinhas. Pensando nisso, o blog Beleza Extraordinária te explica tudo o que você precisa saber sobre poros dilatados, o que são e como cuidá-los.
Poros abertos: o que são?
Para começar, precisamos entender primeiro o que são os poros. Os poros são pequenos orifícios que permitem a saída de sebo, a partir das glândulas sebáceas, suor, a partir das glândulas sudoríparas e pelos. Os poros se dilatam com o aumento da produção de sebo.
Outro fator que também obstrui o poro dilatando-o, é o acúmulo de resíduos como maquiagem e impurezas. Então, a tendência da pele com poros dilatados é ficar mais oleosa, especialmente, na zona T. Isso pode acontecer mais no verão por ser um período quente. E acontece em peles mais maduras devido a perda de colágeno.
Quando entupidos, os poros formam os comedões, que são os pontinhos pretos, também conhecidos como cravos. Se não cuidados, o surgimento de acne pode acontecer. No entanto, há opções para cuidarmos da pele, tratando da oleosidade, limpando-a e deixando-a protegida.
Como acabar com os poros abertos do rosto?
Os poros abertos podem ser controlados a partir da higienização correta da pele, portanto ter uma rotina de skincare é essencial para manter a pele limpa, não permitindo o acúmulo de resíduos no rosto. Outra dica importante, que está muito relacionada à saúde da nossa pele, é o consumo de alimentos gordurosos, evite sempre que puder.
Fazer procedimentos profissionais, como limpeza de pele e microagulhamento, também é muito recomendado, pois especialistas da área estética sabem como desobstruir os poros de maneira correta, e estimular a produção de colágeno para a diminuição dos poros e controle da oleosidade.
Duas etapas da rotina de cuidados com a pele são essenciais para acabar com os poros abertos, a esfoliação e a hidratação. Ao esfoliar a pele, você estará removendo a camada superficial da pele com células mortas e outros tipos de resíduos, o que irá ajudar a aliviar e desentupir os poros. E ao hidratar, você estará fazendo a manutenção da barreira cutânea. Ou seja, manter a pele hidratada é uma ótima forma de mantê-la protegida de produzir óleo e sebo em excesso.
Como cuidar da pele oleosa com poros abertos
O mais adequado é sempre optar por produtos que são indicados ao seu tipo específico de pele, pois neles há ativos dermatológicos que irão cuidar e tratar dos poros dilatados. Se sua pele for oleosa, opte pelos produtos que possuem ação matificante e anti oleosidade, utilize também protetor solar. Lembre-se sempre de consultar seu dermatologista para a realização de procedimentos estéticos que irão aliviar os poros e acne.
Para cuidados com a pele oleosa, aposte no Gel de Limpeza Antioleosidade e Hidratante Creme Gel Antioleosidade da linha Revitalift. Ambos são enriquecidos com ácido salicílico, ativo responsável por combater o excesso de oleosidade do rosto e oferecer ação antiinflamatória, garantindo uma rotina de cuidados eficiente para o tratamento da oleosidade excessiva da pele.
Quer montar uma rotina de skincare que atenda as necessidades da sua pele? Conheça a plataforma Skin Genius, de L’Oréal Paris, a ferramenta analisa sua pele através de inteligência artificial e oferece o melhor tratamento para o seu rosto após a avaliação, oferecendo os produtos ideias para os cuidados com o seu tipo de pele. Teste agora!