Muito comuns, as manchas no rosto podem acabar com o aspecto saudável da pele. Na maioria das vezes, no excesso de pigmentação aparece por causa da exposição solar sem a proteção devida, tanto de modo imediato quanto ao longo dos anos. Mas não são apenas os peelings ou tratamentos a laser que podem resolver a situação: com alguns cuidados diários, é possível não só prevenir como também eliminar o problema de vez. Saiba como!
Cremes anti-idade com agentes clareadores são chave para eliminar as manchas do rosto
A melanina, responsável por dar a coloração à pele, geralmente se distribui de modo uniforme por todo o corpo, mas de acordo com alguns fatores - sendo o principal deles a exposição solar - por vezes ela pode se concentrar em certas regiões de forma mais intensa, formando as temidas manchas. Para as atenuar ou até eliminar, é preciso ir removendo as camadas de células mortas e estimular a renovação celular. Além dos peelings, físicos ou químicos, ou até do tratamento a laser, existem alternativas mais práticas e em conta: os cremes anti-envelhecimento com agentes clareadores como o retinol ou a niacinamida. Estes ativos atuam da mesma forma que os ácidos de um peeling, mas de modo mais suave e gradual, evitando a sensibilização da pele. O ideal é que o creme já contenha FPS, de pelo menos 25, para evitar que os ingredientes clareadores destabilizem no sol do dia a dia.
Esfoliação frequente também ajuda a uniformizar o tom da pele
Outro cuidado que, quando praticado com a frequência e consistência certas, pode ajudar e muito a eliminar as manchas da pele, é a esfoliação. Da mesma forma que os tratamentos referidos acima, os esfoliantes ajudam a remover as camadas de células mortas da superfície do rosto o que, com o tempo, vai eliminando também o excesso de pigmentação das regiões manchadas. A dica é apostar no procedimento 2 a 3 vezes por semana no máximo, com um produto suave e específico para o seu tipo de pele.
Incrementar o FPS do creme com um protetor solar também é uma boa dica
Além de apostar num creme anti-idade com FPS na fórmula, vale sempre incrementar a defesa contra os raios UV com um filtro solar. Juntar produtos protetores aumenta o poder de combate às radiações danosas, além de garantir que os agentes clareadores e rejuvenescedores do produto anti-envelhecimento cumprem as devidas funções. A dica para não esquecer é começar desde já a inserir o protetor solar na sua rotina diária, independente dos produtos usados nesse dia ou mesmo se for ficar em casa: as radiações provenientes de lâmpadas e aparelhos como TV e celular também são nocivas para a pele.