Quem tem manchas de sol no rosto sabe que, no verão, os cuidados com a pele precisam ser redobrados. Para evitar problemas como melasma e a fitofotodermatite, que são as marcas deixadas por bolhas surgidas com a exposição ao sol, é necessário além do uso do protetor solar e criar uma nova rotina de tratamentos de pele! A boa notícia é quem já sofre com algumas dessas manchinhas vermelhas ou amarronzadas na face ou no pescoço, não precisa fugir completamente do banho de sol: para disfarçá-las ou evitar o aumento de outras marquinhas, confira 5 dicas para proteger e cuidar!
Protetor solar é indispensável para quem tem melasma
As mulheres que adquiriram o melasma por conta da exposição aos raios solares sem proteção - e não por problema genéticos ou alterações hormonais - possuem um risco maior de terem manchas escuras em outras regiões da face. Por isso, o protetor solar específico para a pele do rosto é mais do que necessário e a reaplicação deve ser ainda mais frequente durante idas a praia ou a piscina, ou simplesmente durante as caminhadas feitas à luz do dia. O filtro solar deve ter um fator de, no mínimo, 30, e para as donas de pele clara, filtros com FPS 50 ou 70 são ainda mais vantajosos.
BB Cream esconde as manchas de sol do rosto no dia a dia
Quem tem melasma ou fitofotodermatite - que são as manchas avermelhadas surgidas após as bolhas de queimadura de sol - pode recorrer ao BB Cream no dia a dia para disfarçar essas marcas. A vantagem é que o produto é multifuncional, pois conta com fator de proteção solar ao mesmo tempo em que age como base de maquiagem, corrigindo as imperfeições da pele e uniformizando o tom. Com um acabamento matte e sequinho, ele possui um toque suave que deixa a pele mais leve e natural, ao mesmo tempo em que disfarça as marquinhas. Na hora de usar, basta escolher o tom ideal para a cor da pele, e aplicá-lo depois do creme hidratante facial.
Filtro solar com cor ajuda a uniformizar as manchas escuras na pele
O filtro solar com cor é uma opção vantajosa para as mulheres mais vaidosas, que não dispensam uma pele lisa e homogênea nem mesmo durante um dia de praia ou piscina. A principal função do filtro com cor é ainda proteger a pele dos raios solares, mas aliado à função estética de uniformizar o tom e evitar o aspecto esbranquiçado que alguns protetores solares podem deixar no rosto. A dica é intensificar a aplicação nas áreas onde há manchas de sol, tanto na face quanto no pescoço, mas sem deixar de lado o restante da pele.
Creme hidratante evita aspecto envelhecido das manchas de sol no rosto
Para quem tem manchas de sol no rosto, o creme hidratante é produto indispensável para evitar a descamação ou o aspecto "envelhecido" da pele. No verão, muitas mulheres pulam esse passo da rotina de beleza por causa das altas temperaturas, mas a verdade é que a cútis precisa repor toda a água perdida naturalmente, e é exatamente essa a função do creme hidratante. Para quem tem manchas, o produto ajuda a dar viço e a recuperar a saúde da região afetada pelo sol, protegendo a pele da descamação.
Cremes clareadores ajudam a eliminar as manchas da pele
Um grande aliado das mulheres que preferem cuidar das manchas de sol em casa são os cremes clareadores. O clareamento é feito através de uma esfoliação com ativos que inibem a produção de melanina e das substâncias que estimulam a produção da mesma, que é responsável pela pigmentação da pele. As fórmulas dos cremes clareadores costumam conter ácidos como o retinóico ou glicólico, além de um esfoliante chamado gluconolactona, que ajuda na renovação celular. Por isso, antes de adquirir o produto, a ida ao dermatologista é importante, já que o profissional vai definir os componentes ideais para o tipo de sua pele, evitando, assim, uma possível irritação.