Quem mantém os fios bem lisos no visual já sabe que esse tipo de cabelo requer cuidados específicos para que pareça sempre saudável e bem alinhado. É que seja nas madeixas lisas naturais ou naquelas alisadas pelas progressivas, problemas como quebra, ponta dupla, falta de balanço e fios rebeldes por conta do frizz - especialmente no inverno - são mais do que comuns no dia a dia. No entanto, a boa notícia é que cada um desses cenários pode ser controlado com alguns truques, cronograma capilar adequado e produtos com os ativos certos como a queratina. Saiba mais detalhes na matéria!
Shampoos com queratina na fórmula ajudam na manutenção do brilho e balanço nos fios lisos
O primeiro cuidado a ser tomado por quem deseja uma aparência lisa impecável é investir no shampoo adequado para as necessidades desse fio e, em geral, produtos com queratina na composição são os mais indicados - já conhece a linha Quera-liso de L'Oréal Paris? Ela tem a microqueratina na fórmula, que funciona para preencher a fibra capilar e manter os fios mais fortes e saudáveis.
Essa proteína, que já faz parte da composição do cabelo, é responsável por dar brilho, maciez e força ao fios, mas tende a ser retirada da fibra capilar por conta da ação do sol e vento, além de procedimentos químicos como luzes e uso de secador e chapinha constantemente - por isso deve ser reforçada para controlar o frizz e as pontas duplas ou ressecadas.
Protetores térmicos devem fazer parte da rotina de quem usa chapinha com frequência
E por falar no uso de ferramentas de calor, é importante que aquelas que não abrem mão da chapinha e do secador para o visual bem chapado apostem nos protetores térmicos e leave-ins adequados para aplicação nos fios - ainda úmidos ou secos - antes que recebam as altas temperaturas. Isso afasta o risco de pontas duplas, porosidade e aquele aspecto espigado e sem vida, dando balanço e força por todo o comprimento das madeixas. Além disso, vale também investir em óleos finalizadores com fórmulas leves depois da escova e prancha para reparar e selar as mechinhas sem pesar no visual.
Cumprir o cronograma certo para os cabelos é fundamental para manutenção de um liso perfeito
Ainda que hidratação, reconstrução e nutrição dos fios lisos seja obrigatória para uma aparência saudável e livre de problemas, é bem importante lembrar que o processo deve ser feito de maneiras diferentes para tem já tem o visual alisado e para aquelas que alisam os cabelos com a ajuda de químicas. O motivo é porque os dois tipos, apesar de lisos, apresentam necessidades diferentes.
Por exemplo, cabelos que passam por colorações e/ou escovas progressivas regularmente são muito mais agredidos e sofrem o risco de ficarem elásticos com mais facilidade, enquanto os naturais tendem a ficar comumente desidratados e opacos pela ação dos agentes externos, desalinhando a aparência durante o dia. Assim, para não errar, confira aqui o passo a passo de cuidados com os lisos naturais e aqui os cuidados com fios com química para caprichar no look!
Matéria publicada em 12 de maio 2021, por Webedia.