É impressionante como alguns fios de cabelo arrepiados na raiz têm o poder de tirar qualquer mulher do sério. É o temido frizz, que atinge uma boa parte das madeixas brasileiras, mas que pode ser facilmente vencido com alguns truques. Quem revela seus segredos contra o problema é o cabeleireiro nova-iorquino Matt Fugate. Óleo, creme para pentear são itens essenciais para acabar com os fios arrepiados. Confira 4 dicas valiosas!
Aplique um pouco de óleo ou creme para pentear nas regiões mais críticas
O conselho de Matt Fugate é aproveitar o cabelo ainda molhado para prevenir que ele tenha frizz quando secar. Para isso, o cabeleireiro indica colocar uma gotinha de óleo capilar na mão, aplicar nas pontinhas e depois passar para a área mais crítica das madeixas. "Pressione a palma das suas mãos contra a raiz dos cabelos que fica próxima à testa. O produto deixado ali é suficiente para controlar o frizz formado nessa área sem deixar o cabelo oleoso", disse Matt em entrevista ao site Popsugar, contando o que ensina para suas clientes.
Quem não tem problema com oleosidade no couro cabeludo, como as mulheres de cabelo cacheado ou crespo, pode trocar o óleo pelo creme para pentear. Às vezes todo o comprimento dos fios ganha produto, mas a pessoa esquece de passar nessa parte frontal próxima à raiz.
Deixar a escova de lado na hora de secar o cabelo ajuda a se livrar do frizz
Para as donas de cabelos lisos e ondulados que gostam de usar secador, Matt Fugate diz que deixar a escova de lado ajuda a reduzir o frizz: "ao invés disso, deixe o cabelo esticado puxando ele para baixo com os dedos. E use a temperatura mais baixa do secador - assim você vai poder posicionar o bico bem próximo do cabelo e ele vai secar no lugar", explica o expert.
Quando o cabelo estiver seco, hidrate mais um pouco com óleo
Para garantir uma proteção extra contra o frizz, Matt Fugate aconselha que depois que o cabelo estiver seco ele receba mais um pouco de óleo capilar. As mulheres que têm cabelos finos e, por isso, mais propícios a ficarem pesados, podem tentar uma versão diferente do produto: "você pode usar óleo em spray. Aplique como se fosse usar perfume: borrife no ar e então passe por baixo", aconselha o cabeleireiro.
Aposte no gel ou no creme para pentear para controlar os cabelos que insistem em sair do lugar
É na hora de fazer um coque ou um rabo de cavalo que muitas mulheres enfrentam seus maiores problemas com o frizz, mas nada que uma boa finalização não resolva: "o gel segura o baby hair (aqueles fios rebeldes na raiz frontal do cabelo)", diz Matt Fugate. O mesmo acontece com os cremes para pentear que são voltados para o controle das madeixas: um pouquinho aplicado na raiz, antes ou depois de prender os fios, e não vai haver sinal de frizz quando o cabelo secar.
Matéria publicada em 18 de março de 2021, por Webedia.