Saiba qual a rotina de cuidados ideal para a sua pele
A falta de umidade do ar tende a deixar a pele bem mais seca no outono - e, por isso, é preciso tomar um cuidado redobrado na hora da limpeza! Como sabonetes específicos para o rosto podem piorar o problema por causa da fórmula com componentes mais agressivos, a melhor opção é adicionar a água micelar à sua rotina.
Composta por micelas que eliminam as impurezas de maneira suave e sem agredir, o produto é ideal para limpar o rosto pela manhã e retirar a make e as demais impurezas durante a noite. Por precisar apenas de um algodão para ser aplicada e não ter necessidade de enxágue, ainda conta com a vantagem de fazer a higiene de todos os tipos de pele sem que haja necessidade de sofrer com água fria nos dias mais frescos - já que a quente deve ser evitada por piorar o ressecamento.
Embora a água micelar limpe o rosto de maneira mais suave e também conte com a função de hidratar a pele, é muito importante investir em hidratantes específicos para repor a água, os sais minerais e a gordura que costuma ser perdida nessa época do ano. E isso também vale para quem tem o rosto mais oleoso, já que até elas podem ser afetadas pelo aspecto seco e as descamações que são mais comuns no outono.
Sendo assim, reserve um hidratante específico para o rosto e outro para o corpo e use-o diariamente pela manhã e antes de dormir para manter a pele macia e com aspecto iluminado/hidratado.
Além do corpo e do rosto, outra dica importante é não descuidar da hidratação dos lábios. Assim como o restante da pele, eles também sofrem com a mudança de temperatura e podem apresentar rachaduras e ressecamento excessivo - ainda mais se você é do tipo que aposta, com mais frequência, nos batons matte.
Sendo assim, não esqueça de acrescentar um hidratante labial à sua rotina, aplicando-o ao longo do dia sempre que sentir necessidade para manter a boca com aspecto tratado e sem descamações. Para caprichar ainda mais, outro truque é completar o cuidado fazendo esfoliações de quinze em quinze dias.
Engana-se quem pensa que o protetor solar é um produto exclusivo do verão: os raios UVA e UVB também estão presentes nos dias nublados e podem acelerar o envelhecimento precoce da pele, causar manchas e até queimaduras mais sérias.
Por isso, para garantir a proteção da pele, aplique o filtro solar mais indicado para o seu tipo de pele em todas as manhãs - com FPS 30, no mínimo - e tome o cuidado de reaplicá-lo ao longo do dia.
Matéria publicada em 15 de janeiro 2021, por Webedia.