Nos dias secos e frios, por conta da baixa umidade do ar, os lábios perdem até dez vezes mais umidade do que qualquer outra região do corpo. A pele sensível tende a ficar desidratada, ressecada e sujeita a rachaduras. Para suprir o problema no dia-a-dia, diversas marcas possuem protetores labiais com preços acessíveis.
Além do protetor labial, é fundamental fazer uma esfoliação labial de quinze em quinze dias para retirar as células mortas, renovar a pele e até mesmo suavizar possíveis manchas. O resultado será uma superfície macia e lisinha, pronta para o uso de hidratante labial diário.
Esfoliação caseira fácil e rápida
Um método muito comum para a renovação das células é a esfoliação caseira. Feita com ingredientes naturais como açúcar e mel, é capaz de remover a camada ressecada da pele - o que facilita a ação do hidratante para devolver a maciez dos lábios.
Rico em vitamina C, o mel hidrata e diminui as manchas provocadas pela exposição solar. Para evitar queimaduras provocadas pelos raios UV, é importante proteger os lábios com filtro solar com o mesmo cuidado que já é dedicado à pele do corpo e rosto . Para uma esfoliação mais eficaz, o mel pode ser misturado ao açúcar refinado que deverá ser aplicado em leves movimentos circulares para não arranhar a pele dos lábios. A partir daí, basta aguardar alguns minutos, para que os nutrientes do mel penetrem na pele e, em seguida, lavar a área com água fria.
Matéria publicada em 27 de janeiro 2021, por Webedia.