Você já sabe da importância de usar o protetor solar todos os dias, já que é importante proteger a pele da ação do sol durante o ano inteiro. Os raios solares, principalmente os UVA, atuam na formação dos radicais livres, que agem sobre as ligações de elastina e colágeno deixando a pele mais flácida - o que caracteriza o fotoenvelhecimento. Como a pele tem necessidades específicas em cada faixa etária, veja algumas dicas de cuidado anti-idade para adotar na sua rotina de beleza de acordo com cada fase da vida!
Evitar as lesões solares no início da vida adulta é fundamental
No começo da vida adulta, o foco deve ser a prevenção do envelhecimento causado pelos raios solares. Nada de tomar sol de maneira despreocupada - o ideal é sempre usar o protetor solar e reaplicar o produto de duas em duas horas, além de evitar os horários em que o sol está mais forte, entre 11h e 16h. Assim, você não só evita as lesões solares e a tão temida vermelhidão, mas também danos mais profundos à pele, como manchas, alergias e o próprio fotoenvelhecimento.
Entre os 30 e os 40 anos, prevenir rugas e linhas de expressão é a maior preocupação
É na faixa etária dos 30 aos 40 anos que já se começam a notar na pele as primeiras linhas e marquinhas de expressão. Muitas vezes, elas estão relacionadas com uma exposição exagerada aos raios UVA, responsáveis por aumentar a produção de radicais livres. Eles atuam nas camadas mais profundas da derme, interferindo nas ligações de colágeno e elastina - o que deixa a pele mais flácida. Para prevenir o fotoenvelhecimento, fique de olho no rótulo do seu protetor solar: ele precisa ter um filtro de proteção UVA. O óculos de sol também ajuda a prevenir rugas mais profundas, já que evita que você deixe o rosto franzido com frequência. Usar um produto pós-sol também ajuda na recuperação da pele após a exposição solar.
Manchas são o principal sinal de fotoenvelhecimento na pele madura
As manchas escuras na pele - geralmente em áreas como colo, rosto e mãos - são resultado de uma exposição excessiva ao sol. A partir dos 50 anos, em que a pele já começa a mostrar sinais de amadurecimento, é preciso investir em produtos com propriedade anti-idade e anti-manchas e com alto fator de proteção solar. Isso vai ajudar a combater dos raios UV, minimizando a aparência de manchas já existentes e prevenindo que outras apareçam.
Matéria publicada em 09 de abril 2021, por Webedia.