O cabelo masculino precisa de cuidados para que os fios possam ficar mais nutridos, hidratados e bonitos. A crescente de homens que buscam maiores cuidados com a aparência é um aceno positivo para a desmistificação de que eles não se preocupam com os cuidados com o cabelo e com a pele, praticando o autocuidado e melhorando a autoestima.
O blog de Beleza Extraordinária separou algumas dicas de cuidados com o cabelo masculino, para que os homens possam adotar em sua rotina e dar aquele up no visual.
Quais são os tipos de cabelo masculino?
Os cabelos masculinos possuem 4 tipos de fio, que variam entre o tipo 1 até o tipo 4. Essa diferenciação é feita através da espessura e textura, que nos cabelos masculinos podem acabar sendo semelhantes por conta do corte de cabelo ser mais baixo e não ter grandes comprimentos.
#1 - TIPO 1: LISO
O cabelo liso masculino não possui curvas, é totalmente reto e possui maior tendência a ser oleoso. Por esse motivo ele necessita que os cuidados diários sejam feitos com produtos que ajudem a controlar a oleosidade do couro cabeludo e que deixem os fios brilhosos. Os cabelos masculinos que são lisos podem ter variações na espessura fio e também em sua textura.
#2 - TIPO 2: ONDULADO
O cabelo masculino ondulado são fios que possuem raiz lisa mas em seu comprimento apresentam uma leve ondulação em formato de “S”. Por conta dessa característica, eles não chegam a formar um cacho definido, necessitando fazer a finalização dos fios para que ele possa ficar mais encorpado. Outra característica do cabelo masculino ondulado é o volume dos fios e para isso, basta escolher um bom corte de cabelo para que esse volume seja controlado e possa ser valorizado.
#TIPO 3: CACHEADO
O cabelo masculino cacheado é caracterizado pelo formato ondulado desde a raiz, fios finos e delicados. O seu formato pode ser variado entre fios com cachos mais fechados e cachos mais abertos. Por ser fino e por conta da sua ondulação, a oleosidade não consegue chegar até o fim do fio, havendo maior tendência das pontas serem ressecadas, necessitando de maior nutrição e hidratação dos fios para deixá-los bem brilhantes e saudáveis.
#TIPO 4: CRESPO
Caracterizado pelo seu volume, o cabelo masculino crespo possui formato em espiral fechada, maior tendência a frizz e dificuldade de manter as pontas hidratadas. Assim como cabelo cacheado, o cabelo masculino crespo não consegue transmitir a oleosidade natural da raiz para o comprimento, necessitando seguir cuidados capilares que fornecem nutrição e hidratação para os fios.
Como cuidar do cabelo masculino?
O cabelo masculino também precisa de cuidados especiais como os fios, para que eles tenham mais força e brilho. A começar pela textura dos fios, que é em sua maioria é grosso, necessitando de cuidados que os deixem mais equilibrados e bem cuidados, evitando a formação de frizz e opacidade dos fios.
O couro cabeludo também necessita de cuidados especiais, já que é comum que o cabelo masculino apresenta maiores formações de caspas. Por isso, no dia a dia é importante adotar alguns cuidados para que o cabelo masculino fique mais bonito, confira!
Deixe a água do chuveiro em temperatura morna ou fria
Muitos homens aproveitam o momento do banho para já lavar o cabelo de forma rápida e com produtos não tão indicados para os fios. Evite usar água quente para lavar o cabelo masculino, pois a alta temperatura pode deixar os fios mais ressecados, além de provocar o aumento de oleosidade no couro cabeludo, uma vez que a cutícula fica mais exposta.
Para preservar a saúde do fio, opte por usar água morna ou fria para limpar os frios, proporcionando maior hidratação e o brilho para os fios.
Escolha o shampoo correto para seu cabelo
Um erro muito comum entre os homens é usar qualquer shampoo que estiver pelo banheiro em vez de considerar a versão ideal para o seu tipo de fio. Por isso, para lavar o cabelo masculino de maneira correta, deixe esse hábito de lado e procure identificar o que o seu cabelo precisa para escolher o produto ideal.
Se o seu cabelo for oleoso, por exemplo, o ideal é apostar em um Shampoo Purificante que limpa os cabelos profundamente, purificando a raiz e diminuindo a produção de sebo. Agora, se os fios forem naturalmente mais ressecados, é importante preferir as versões mais hidratantes para que a oleosidade natural não seja removida junto com as impurezas.
Feito isso, na hora da aplicação, o truque para limpar bem o couro cabeludo é aplicar o produto e massagear bem com a pontinha dos dedos e logo em seguida, enxaguar bem o cabelo para fazer a remoção completa.
Saiba os benefícios do shampoo micelar para cabelo oleoso
Quem sofre com o cabelo oleoso sabe a dificuldade que é para manter os fios sem aquele aspecto grudento e aparência oleosa. O cabelo masculino especialmente, possui maior produção de oleosidade e como os fios são mais curtos, acaba ficando em maior evidência.
O Shampoo Micelar foi desenvolvido para atender as necessidades de quem precisa lavar os cabelos regularmente por conta do excesso de oleosidade na raiz. As micelas são responsáveis por limpar profundamente o couro cabeludo sem agredi-lo, removendo toda a sujidade e oleosidade dos fios. É recomendado o uso pelo menos duas vezes por semana, intercalando com o Shampoo Purificante durante o tratamento do cabelo masculino oleoso.
Utilize condicionador em todas lavagens
Outro hábito muito comum entre os homens é usar apenas o shampoo para lavar os fios e deixar o condicionador de lado. A função do condicionador é selar os fios, formando um espécie de película ao redor da cutícula capilar evitando que os nutrientes e água presente na fibra capilar, se esvaiam. O condicionador deve ser aplicado logo após o shampoo e apenas no comprimento dos fios, evite usá-lo na raiz para não causar oleosidade no couro cabeludo.
Aposte em máscara de tratamento
Além do shampoo e do condicionador, também vale apostar em máscaras de tratamento para que os fios recebam todos os nutrientes que precisam para ficarem fortes e saudáveis. Como a necessidade do cabelo masculino é diferente do feminino, não é preciso fazer tantas hidratações, mas vale reservar um dia da semana para fazer esse cuidado ou uma vez a cada 15 dias.
Para fugir do aspecto oleoso, a dica é a mesma de sempre: evitar a raiz e enxaguar o produto por completo na hora da lavagem. E como o condicionador deve ser sempre a última etapa para selar as cutículas, vale lembrar que a máscara deve ser aplicada depois do shampoo.
Como cuidar do cabelo masculino oleoso?
A oleosidade do cabelo masculino é formada através das glândulas sebáceas, que liberam esse sebo como forma de manter o folículo piloso hidratado. Mas essa produção pode ser maior em algumas pessoas, causando a oleosidade no cabelo e também na pele. Para cuidar dessa oleosidade excessiva, invista em produtos que tenham ação antioleosidade e cuidem da saúde do fio, para que os cabelos fiquem bonitos e livres do aspecto oleoso.
A nova linha de Elseve Pure Hialurônico foi formulada para cuidar dos cabelos oleosos, livrando-os da oleosidade da raiz e deixando o comprimento hidratado. Com os ativos de Ácido Salicílico e Ácido Hialurônico presentes em sua composição, você obtém o couro cabeludo limpo, raiz purificada e redução de oleosidade dos fios, enquanto há a hidratação na medida certa no comprimento.