Alguns cabelos tendem a ser mais oleosos que outros, enquanto outros acabam se tornando oleosos por cuidados indevidos. Seja por propensão genética, hormonais ou maus hábitos, o cabelo oleoso é um tipo de cabelo que merece atenção especial.
O blog Beleza Extraordinária explica o que causa a oleosidade e como retirar esse aspecto dos fios. Continue a leitura e saiba como ter fios mais macios, sedosos e com brilho saudável.
Como saber se o cabelo está oleoso?
Se você está na dúvida e deseja saber se o seu cabelo está oleoso, algumas dicas podem te ajudar. O cabelo oleoso é aquele tipo de cabelo que a pessoa sente a necessidade de lavar com maior frequência por conta do brilho excessivo. Além disso, os fios dos cabelos oleosos ficam grudados entre si, o que faz com que ele fique sem movimento.
O cabelo oleoso também tende a ter maior acúmulo de sujeira e o couro cabeludo oleoso aumenta as possibilidades do desenvolvimento da caspa. Por conta da estrutura do fio, os cabelos lisos tendem a ter essa característica. O cabelo oleoso tem esse aspecto desde a raiz até as pontas, cabelos que são oleosos apenas na raiz são classificados como cabelos mistos.
O que causa oleosidade no cabelo?
As glândulas sebáceas estão presentes no couro cabeludo e na pele, elas são as responsáveis pela produção de sebo em nosso organismo, também conhecido como oleosidade. Essa produção de óleo é natural do corpo, por garantir hidratação e nutrição para os fios. Porém, quando em excesso, pode causar um aspecto de brilho extremo e perda de movimento nos fios.
Essa produção em excesso causa o aspecto oleoso no cabelo, e diversos fatores levam a essa situação. Alguns exemplos são fatores genéticos e desequilíbrio hormonal. Mas, na grande maioria dos casos, a oleosidade no cabelo é causada pelo uso de produtos incorretos e a falta de higienização adequada dos fios. Além disso, a oleosidade pode surgir de efeito rebote de tratamentos, como aplicação de produtos hidratantes e cremes de pentear no couro cabeludo ou excesso de limpeza.
Como tirar oleosidade do cabelo?
Para tirar a oleosidade do cabelo algumas atitudes podem ser tomadas no dia a dia. A primeira de todas é escolher o shampoo correto e adequado para cabelos oleosos, os shampoos que dão brilho não são recomendados porque esses fios, pois esses shampoos trazem óleos na composição. Invista em um shampoo hidratante e antioleosidade.
Hidratação também é permitida, muitas vezes o couro cabeludo produz mais óleo para repor a falta de hidratação dos fios. Tente fazer hidratação de forma constante na sua rotina de cuidados capilares. Além disso, não lave o cabelo todos os dias, o excesso de limpeza pode fazer com que a produção de óleos pelo couro cabeludo seja estimulada. O recomendado é lavar o cabelo de 2 a 3 vezes na semana. Além disso, não fique mexendo no cabelo toda hora, a oleosidade e sujeira das mãos podem passar para o couro cabeludo.
Como escolher um shampoo para cabelo oleoso?
O melhor shampoo para cabelo oleoso é aquele indicado para esse tipo de fio, o shampoo para cabelo oleoso não traz óleos em sua composição e promove uma limpeza profunda com ação de hidratação. Deixando desta forma os fios hidratados, desembaraçados e com menos oleosidade.
A linha Elseve Pure Hialurônico combina o ácido hialurônico e ácido salicílico para garantir purificação e hidratação para os cabelos oleosos. O ácido salicílico garante um couro cabeludo purificado, enquanto o ácido hialurônico garante hidratação para as pontas.
A linha Elseve Pure Hialurônico conta com o Shampoo Hidra Purificante, que purifica e hidrata o cabelo, e o Shampoo Micelar, que com a fórmula líquida garante 2x mais limpeza e com o aplicador proporciona uma aplicação direto na raiz dos fios. Intercale o uso dos dois produtos e trate a oleosidade excessiva do seu cabelo.
Hidratação para cabelo oleoso
Cabelos oleosos também precisam de hidratação, pois ela é capaz de devolver vitalidade e movimentos para os fios. A hidratação deve ser feita uma vez por semana, escolha aquele creme de hidratação que é mais indicado para o tipo de cabelo.
O Creme de Tratamento Elseve Reequilibrante 72h promove controle de oleosidade e hidratação intensa dos fios. Com a ação hidratante do ácido hialurônico é possível ter cabelos com brilho, nutridos e macios, enquanto o ácido salicílico ajuda no controle da oleosidade. Com ele é possível hidratar intensamente a fibra capilar até as pontas por 72 horas sem pesar.
Matéria publicada em 24 de agosto de 2021, por Enext.
Porque eu lavo o cabelo e ele continua oleoso?
Algumas coisas devem ser levadas em consideração no momento de lavar o cabelo oleoso. Se você sente que os fios ficam com aspecto de sebo excessivo mesmo após a lavagem, algumas dicas podem te ajudar.
Na hora da limpeza, aposte em uma limpeza profunda e hidratante para higienizar e tratar os fios.
Ao retirar o shampoo, verifique se todo produto foi removido para não deixar resíduos no couro cabeludo. Além disso, não passe condicionador na raiz do cabelo, isso pode deixar os fios oleosos e até favorecer o surgimento de caspa no cabelo. Evite lavar o cabelo com água quente, esse comportamento pode favorecer a oleosidade do cabelo.
Como criar um cronograma capilar para cabelo oleoso?
O cabelo oleoso também precisa de cronograma capilar. Ao criar essa rotina de cuidados é possível controlar e tratar a oleosidade do cabelo. Na hora de montar o seu, dê preferência para os passos de hidratação capilar e reconstrução capilar, a umectação, feita com óleos capilares, pode ser feita preferencialmente no comprimento dos fios, que ficam mais danificados por conta das agressões externas.
Para o passo de hidratação, aposte na linha Elseve Pure Hialurônico, com ação do ácido hialurônico a linha oferece uma hidratação intensa e eficiente para os fios. Já a linha Reparação Total 5 é eficiente no passo de reconstrução capilar do cabelo oleoso. Enquanto a linha Óleo Extraordinário pode ser usada no passo de umectação. Combine uma rotina de cuidados capilares com hábitos saudáveis e trate a oleosidade excessiva do cabelo.